Direitos indígenas destacados em protesto no centro de Londres

19 junho 2013

Manifestantes em londres pediram respeito aos direitos indígenas © Survival

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Ontem, os direitos dos povos indígenas do Brasil foram destacados num protesto em frente ao Parlamento britânico em Londres.

Mais de 1.000 manifestantes mostraram seu apoio aos prostestos iniciados no Brasil nas últimas semanas, nos quais estima-se que mais de 200.000 pessoas participaram em várias cidades do país.

Ontem, em Londres, os manifestantes seguravam cartazes com diversas reivindicações que incluiam desde melhorias na saúde e na educação; o fim da corrupção e da violência até o respeito aos direitos dos povos indígenas.

Um cartaz com a frase ‘Genocídio Indígena’ mostrava fotos de indígenas assassinados nos últimos meses em conflitos de terra no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os Guarani, assim como outros povos indígenas no Brasil, estão sendo vítimas de grande violência no processo de luta por suas terras ancestrais.

Os manifestantes instaram que o governo brasileiro salve a tribo mais ameaçada do mundo. © Survival International

Outro cartaz dizendo: ‘Brasil: Salve os Awá’ chamou atenção para a situação crítica que vem enfrentando a tribo mais ameaçada do mundo.

Um manifestante escreveu: ‘Os Índios brasileiros são os donos das terras, nós somos os invasores’.

Outro tema que fez parte dos protestos foi a crítica aos altos gastos com as obras da Copa, enquanto problemas sociais estão sendo deixados de lado.

A onda de protestos começou no Brasil, contra o aumento da tarifa do transporte público na cidade de São Paulo, e ganhou grande visibilidade após a forte repressão policial.

Milhares de índios no Brasil têm se manifestado nos últimos meses contra uma série de projetos do governo que colocam em risco suas terras e seus modos de vida.

Povos indígenas
Povo

Compartilhe