Governo francês cancela plano de financiar o Parque Nacional Kahuzi-Biega, no Congo, diante de abusos de direitos humanos

20 julho 2023

O Parque Nacional Kahuzi-Biega tem sido palco de inúmeras atrocidades cometidas contra indígenas do povo Batwa que foram expulsos dessas terras em 1975. © Survival

- Enquanto o governo alemão ignora pedidos para cancelar seu plano de financiar o parque

Em uma decisão histórica, o governo francês cancelou seus planos de financiar o controverso Parque Nacional Kahuzi-Biega, na República Democrática do Congo.

O parque é conhecido por sua população de gorilas, mas tem sido palco de inúmeras atrocidades cometidas contra indígenas do povo Batwa que foram expulsos dessas terras em 1975.

No ano passado, um relatório publicado pela Minority Rights Group International revelou em detalhes as atrocidades cometidas por guardas florestais, incluindo estupro coletivo, tortura e assassinato.

As autoridades francesas estavam planejando começar a financiar o parque através da agência francesa de desenvolvimento AFD, mas no começo deste mês, em uma resposta ao Senador Guillaume Gontard, o ministro do Estado francês Chrysoula Zacharopoulou, confirmou que o plano havia sido cancelado. Zacharopoulou disse “O plano foi abandonado, de acordo com nossa política de respeito aos direitos humanos”.

Apoiadores da Survival mandaram milhares de emails à AFD expressando sua oposição ao projeto que causou violação massiva de direitos humanos em terras indígenas na África.

No entanto, o governo alemão até agora tem recusado os pedidos da Survival e de outras organizações de direitos humanos para abandonar seu financiamento, que ainda permanece ativo, ao parque. Desde outubro de 2022, a Alemanha já enviou cerca de 690 mil dólares.

Linda Poppe, Diretora da Survival Alemanha, disse hoje: “Enquanto estamos aliviados que o governo francês finalmente abriu os olhos e cancelou seus planos de financiar esse parque com milhares de euros de seus contribuintes, nós estamos chocados que o governo alemão continua a financiá-lo. Quanto sangue ainda precisa ser derramado para que as autoridades alemãs finalmente reconheçam que o modelo colonial de conservação ambiental em que o parque se baseia é fundamentalmente falho?”

Fiore Longo, coordenadora da campanha da Survival pela descolonização da conservação ambiental, disse: “A decisão do governo francês é uma grande vitória para os Batwa e sua incrível resistência contra o violento roubo de suas terras, e uma grande vitória para a campanha da Survival. Agora o governo alemão deve seguir o exemplo, caso contrário ficará conhecido por sua cumplicidade. O silêncio diante de tais atrocidades é vergonhoso."

Compartilhe