Um grupo de indígenas isolados no Brasil vista do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010.Um grupo de indígenas isolados no Brasil vista do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010. © G.Miranda/FUNAI/Survival

 
Existem mais de cem povos indígenas isolados em todo o mundo


Os povos indígenas isolados são indígenas que evitam contato com pessoas de fora. Eles não são relíquias primitivas de um passado remoto, eles são nossos contemporâneos e parte vital da diversidade humana. Quando têm seus direitos respeitados, eles prosperam. Mas sua sobrevivência está ameaçada pela violência, doenças e racismo.

Aja agora

 

Existem mais de 100 povos indígenas isolados ao redor do mundo, da Amazônia à Indonésia, do Oceano Índico à floresta do Chaco.Existem mais de 100 povos indígenas isolados ao redor do mundo, da Amazônia à Indonésia, do Oceano Índico à floresta do Chaco. © Survival

 

Aja agora

 
Guardiões

Terra Indígena Tanaru, Brasil (lar do indígena conhecido como o "Último de seu povo".Terra Indígena Tanaru, Brasil (lar do indígena conhecido como o "Último de seu povo".© Survival International
Os povos indígenas são os melhores guardiões da natureza, e as evidências provam que os terras indígenas são as melhores barreiras contra o desmatamento. Esta imagem mostra a terra de um povo isolado como uma ilha de floresta verde em uma região marcada pela destruição (a linha laranja é o limite do território). Esta terra é o lar do “Último de seu Povo”, um homem solitário, o último sobrevivente de seu povo que provavelmente foi massacrado por pecuaristas que invadiram suas terras.

A melhor maneira de evitar de proteger a floresta amazônica é respeitando os direitos territoriais dos povos indígenas isolados.

 

Aja Agora pelos Povos Indígenas Isolados

 

Genocídio

Populações inteiras estão sendo dizimadas pela violência genocida de invasores que roubam suas terras e recursos, e por doenças como a gripe e o sarampo, às quais não têm resistência.

 

 

 

Eles mataram minha mãe, meus irmãos e irmãs, e minha mulher.
Indígena do povo Awá, Brasil

 

Não sabíamos o que era gripe. Metade de nós morreram. Metade do meu povo morreu.
Indígena do povo Murunahua, Peru

 

 

  • Indígenas isolados fizeram contato com uma comunidade Ashaninka contatada perto da fronteira Brasil-Peru em junho de 2014.

    © FUNAI/Survival

  • Existem apenas três indígenas Akuntsu sobreviventes. Quando eles morrerem, seu povo terá sido completamente exterminado.

    © Fiona Watson/Survival

  • Boa Sr foi a última indígena da povo Bo. Os povos Grandes Andamaneses, formados pelos Bo e vários outros povos, foram dizimados após o contato quando os britânicos colonizaram as ilhas Andamão.

    © Alok Das

  • A casa e a roça onde o ‘Último de seu Povo’ cultiva mandioca e outras hortaliças, Brasil.

    © J. Pessoa

  • Baita, um homem Piripkura, dormindo na floresta, Brasil. Os Piripkura eram cerca de 20 pessoas quando a FUNAI os contatou pela primeira vez no final da década de 1980 – muitos já haviam morrido em massacres. Após o contato, eles voltaram para a floresta. A irmã de Baita, Rita, agora mora fora da floresta, e Baita e seu sobrinho Tamandua têm contato esporádico com funcionário da FUNAI. Ninguém sabe quantos outros Piripkura ainda vivem em seu território.

    © Jair Candor/FUNAI/Survival


 

Aja agora

 

Diversidade

Um grupo de indígenas isolados no Brasil vistos do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010. Homens pintados com tinta vermelha e preta observam o avião do governo brasileiro.Um grupo de indígenas isolados no Brasil vistos do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010. Homens pintados com tinta vermelha e preta observam o avião do governo brasileiro.© G. Miranda/FUNAI/Survival
Os indígenas isolados desenvolveram modos de vida totalmente autossuficientes e extraordinariamente diversos. Eles acrescentam enorme riqueza à vida humana.

Os indígenas isolados Awá da Amazônia brasileira usam a resina da árvore maçaranduba para fazer fogo para iluminar as casas e para caçar à noite. Eles são capazes de construir uma casa em apenas algumas horas – de cipós, folhas e troncos de árvores.

Os indígenas isolados Kawahiva constroem escadas complexas para subir nas árvores e coletar mel das colméias e fazem armadilhas para capturar peixes nos rios próximos de seus acampamentos.

Um indígena isolado conhecido como “O Último de seu Povo” cava buracos profundos nos quais ele coloca pontas afiadas para capturar animais de caça.

 

Aja agora

 

Sabedoria

Aldeia de indígenas isolados no Vale do Javari, 2011.Aldeia de indígenas isolados no Vale do Javari, 2011.© Peetsa/FUNAI/CGIIRC Archive
A sabedoria dos indígenas isolados é insubstituível e foi desenvolvida ao longo de milhares de anos.

Eles têm uma conhecimento profundo da natureza que os circundam e, devido a sua sabedoria botânica e zoológica, possuem um modo singular de vida sustentável. Eles desenvolveram muitos dos medicamentos utilizados atualmente pelas sociedades industrializadas, que salvam milhões de pessas em todo o mundo. Os povos indígenas isolados provavelmente têm conhecimento de muitos outros segredos de sua floresta.

 

Junte-se ao movimento pelos povos indígenas isolados

 

  • Povo indígena isolado Mashco-Piro na margem de um rio perto do Parque Nacional Manú, no Peru, 2011.

    © Jean-Paul Van Belle

  • Abrigos construídos por indígenas isolada ao longo do rio Curanja, no sudeste do Peru.

    © C Fagan/Round River Conservation Studies

  • Povos indígenas isolados no Brasil vistos do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010. As fotos revelam uma comunidade próspera e saudável com cestas cheias de mandioca e mamão frescos de suas roças.

    © G. Miranda/FUNAI/Survival

  • Este indígena, pintado com tinta de semente de urucum, está na roça da comunidade, cercado por bananeiras e urucum, Acre, Brasil.

    © G. Miranda/FUNAI/Survival

  • Os últimos Kawahiva são forçados a viver fugindo de madeireiros e fazendeiros. A foto é uma imagem única feita por agentes do governo durante um encontro por acaso.

    © FUNAI

  • Durante o tsunami de 2004, este indígena do povo Sentinelese foi fotografado atirando flechas em um helicóptero.

    © Indian Coastguard/Survival

  • Indígenas isolados fizeram contato com uma comunidade Ashaninka contatada perto da fronteira Brasil-Peru, em junho de 2014. Esses indígenas pareciam jovens e saudáveis, mas relataram incidentes chocantes de um massacre que mataram seus parentes mais velhos. Após o primeiro contato, eles contraíram uma infecção respiratória e foram atendidos por uma equipe médica.

    © FUNAI/Survival


 

Roubo de Terras e Contato Forçado 
 

Somos contra às tentativas de pessoas de fora de contatar indígenas isolados. Isso sempre resulta em morte, e iniciar o contato deve ser uma escolha deles. Aqueles que invadem os territórios de indígenas isolados os negam essa escolha.

 

Aja agora

 

  • De projetos multimilionários a operações ilegais de menor escala, a mineração polui e destrói terras indígenas. O projeto Grande Carajás, que inclui uma mina (foto), uma ferrovia e uma barragem, expôs o nordeste da Amazônia a invasões e violência sem precedentes e matou muitos indígenas Awá isolados.

    © Peter Frey/Survival

  • Barragens hidrelétricas, muitas vezes apresentadas como alternativas sustentáveis, estão destruindo vastas áreas de terras indígenas. Uma série de mega-barragens financiadas internacionalmente na Amazônia brasileira – como a Belo Monte (foto) – ameaça a existência de vários grupos de povos isolados.

    © Ministério de Minas e Energia, Brasil

  • Missionários que tentam forçar o contato com indígenas isolados podem acabar os exterminando. Aqui, um missionário sorri enquanto tira uma selfie com uma criança indígena isolada que acabou de sair da floresta. Este simples ato pode matar, pois é provável que ele esteja carregando germes de doenças ocidentais comuns às quais os isolados não têm resistência.

    © FENAMAD

  • O desmatamento mata indígenas isolados, destruindo suas terras. Eles dependem totalmente dela para sua sobrevivência. A floresta do Chaco no Paraguai – o último refúgio dos isolados Ayoreo – está sendo destruída em uma das maiores taxas de desmatamento do mundo.

    © Rodrigo Baleia

  • As terras de povos indígenas isolados estão sendo roubadas e usadas para pecuária. Esta foto mostra uma boiada pastando nas terras dos indígenas isolados Kawahiva (foto).

    © Survival

  • Grandes extensões de terra na Amazônia – que já foram lar de centenas de povos indígenas isoladas – foram abertas para agricultura em grande escala. No Brasil, isso é incentivado pelos ruralistas e seus aliados do Congresso.

    © Rodrigo Baleia

  • O sudeste do Peru abriga vários grupos de indígenas isolados Nahua, Nanti, Matsigenka e Mashco-Piro. A construção do gasoduto Camisea abre caminho pelo coração da floresta desses povos isoladas. Projetos de extração de petróleo e gás como este mataram inúmeros indígenas isolados na história recente e são uma clara violação da lei nacional e internacional.

    © A. Goldstein/Survival

  • A caça ilegal nas águas ao redor de sua ilha ameaça a sobrevivência do povo indígenas Sentinelese da Índia. Se seus recursos forem esgotados, as consequências podem ser catastróficas.

    © A. Justin


 

Todos os povos indígenas isolados enfrentam uma catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas. Eles estão resistindo à invasão e destruição de suas terras, e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a proteção de suas terras e assim possam escolher como viver.

 

Saiba mais sobre casos extremamente urgentes em que povos indígenas isolados correm risco iminente de aniquilação:

1.    Restrições de uso, Brasil: O governo Bolsonaro e seus aliados estão tentando acabar com portarias de restrição de uso - um regulamento que protege terras de povos indígenas isolados contra a entrada de invasores e sua exploração por madeireiros, garimpeiros e outros. Elas são fundamentais para garantir a proteção desses territórios e os povos que vivem neles até que seu processo de demarcação seja finalizado.

2.    Ayoreo, Paraguai: O último povo indígena isolado fora da Amazônia na América do Sul está resistindo em uma ilha de floresta cada vez menor. Escavadeiras estão avançando rapidamente sobre as terras dos Ayoreo, destruindo sua floresta para dar lugar à criação de gado.

3.    Povos Indígenas Isolados, Peru: Após anos de burocracia, o governo peruano vem atrasando o processo de demarcação das terras indígenas, das quais os povos indígenas isolados e em contato inicial dependem para sobreviver.

 

FAQs

O que queremos dizer com povos indígenas isolados?

São indígenas que evitam contato com pessoas de fora  Esses podem ser povos inteiros ou grupos menores de povos já contatados.  

Isso significa que eles não têm contato com mais ninguém?

Não. Todo mundo tem vizinhos, mesmo quando estes vivem distantes, eles saberão quem eles são. Se for outro povo, talvez também isolado, eles podem ou não ter relações amigáveis com eles.

Eles já foram contatados em algum momento?

Em alguns casos, provavelmente sim. Alguns podem ter tido contato com a sociedade colonial no passado, e depois se afastaram da violência que e das doenças que esses invasore trouxeram. Alguns podem ter feito parte, em algum momento, de grupos indígenas maiores, que se separaram e se mudaram, fugindo do contato.

Então eles estão vivendo da mesma forma que vivam em séculos passados?

Ninguém está. Alguns grupos da Amazônia inclusive possuíam armas, devido ao comércio com outros povos, antes de terem sequer conhecido pessoas não-indígenas. A maioria dos povos indígenas isolados usam algumas ferramentas metálicas, que eles encontraram, roubaram ou trocaram com seus vizinhos, há muitos anos e até gerações. Povos isolados das Ilhas Andamão na Índia usam pedaços de metal de navios naufragados, por exemplo.

Ele são “primitivos"?

Todos os povos estão se modificando o tempo todo, e sempre têm sido assim, incluindo os povos indígenas isolados. Eles não são povos “atrasados” ou da “Idade da Pedra”, eles apenas vivem de forma diferente.

Não estamos negando a eles os benefícios do “nosso” modo de vida? Se soubessem, poderiam querer se juntar a nós?

Eles não teriam a menor chance de sobreviver. Na realidade, o futuro oferecido pela sociedade dominante é apenas “juntar-se” ocupando uma classe social inferior. A história demonstra que os indígenas acabam em uma situação muito pior após o início desse contato – e muitas vezes chegam a serem mortos.

Mas eles não podem viver isolados para sempre, certo?

Se a alternativa é sua aniquilação, por que não? Isso deve ser escolha deles ou “nossa”? Se um povo escolhe entrar em contato com outra sociedade, ele encontrará uma maneira. O problema é que grande parte da sociedade dominante ainda os considera primitivos e incapazes de decidir por si mesmos.