‘Trabalho confidencial’ conforme Peru cobiça gás em terra de tribo isolada

16 maio 2012

Um homem Nanti. A terra da sua tribo está destinada a ser invadida conforme o Peru promove a exploração de gás em áreas protegidas. © Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Planos secretos revelam que o Peru está ativamente buscando novas reservas de gás dentro de uma terra indígena protegida, uma flagrante violação das leis que impedem tais projetos.



A Reserva Nahua-Nanti no sudeste da Amazônia peruana é conhecida por suas tribos isoladas, porém, mais controversamente, por uma vasta extensão de reservas de gás conhecidas como projeto Camisea.


Somente no mês passado, apesar de 75% de um lote de gás já dominar a reserva, o Ministério de Minas e Energia do Peru deu o consórcio Camisea a luz verde para a exploração de mais gás.



E agora o Peru tem ido mais longe, lançando planos para criar o primeiro bloco estatal de petróleo do país, que será dentro da área legalmente protegida.



Conhecida como Fitzcarrald, e de propriedade da PetroPeru, Survival pode revelar que a nova área foi projetada para ser a leste do Bloco Camisea 88. 


Em abril, o Peru deu permissão para Camisea expandir ainda mais suas reservas de gás em áreas protegidas. © A. Goldstein/Survival


Se confirmada, a sua localização vai cortar a Reserva Nahua-Nanti pelo meio, e colocar as vidas de tribos isoladas em perigo imediato.



A organização indígena do Peru- FENAMAD- diz que ‘não há dúvida de que o governo está tentando abrir os territórios indígenas para exploração de gás … o que será refletido no genocídio e etnocídio dos povos indígenas.’



Os novos planos são uma clara violação do Decreto Supremo de 2003, que proíbe qualquer novo desenvolvimento dos recursos naturais existentes na Reserva Nahua-Nanti.



O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ’Esses passos não apenas comprometem o futuro das tribos isoladas e contatadas na reserva, mas também são totalmente contra a lei. Exploração de gás no passado já dizimou tribos indígenas nesta área, por isso é surpreendente que o governo esteja preparado para considerar que a história se repita, e não parece se importar com as consequências."

Nota aos Editores

- Veja como a área Fitzcarrald vai invadir a Reserva Nahua-Nanti (pdf, 3MB)

- Baixe o Decreto Supremo sobre a Reserva Nahua-Nanti (pdf, 83 KB)

Povos isolados do Peru
Povo

Compartilhe