Voz Indígena: índios Pataxó enviam apelo desesperador
14 outubro 2016
Esta página foi criada em 2016 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Indígenas Pataxó enviaram um apelo desesperado ao mundo, gravado em sua comunidade enquanto eram despejados de sua terra e deixados à beira da rodovia.
No curto clipe divulgado pelo projeto Voz Indígena da Survival, uma porta-voz Pataxó diz: “Nosso povo está muito massacrado. É doído vocês verem o que está acontecendo hoje aqui.”
Assista: Apelo desesperador dos Pataxó.
Os Pataxó do estado da Bahia, e outras tribos ao redor do Brasil, dependem de suas terras para sobreviver. Mas elas estão sendo roubadas por sociedades industrializadas em busca de lucro.
O Congresso está debatendo um projeto de emenda constitucional que, caso aprovado, daria a fazendeiros anti-indígenas a chance de impedir o reconhecimento de novos territórios indígenas e possivelmente acabar com os já existentes.
A chave para a sobrevivência e prosperidade dos povos indígenas é garantir que suas terras se mantenham sob seu controle. Junto com tribos ao redor do país, a Survival faz campanhas para que os direitos territoriais dos povos indígenas sejam respeitados.
O inovador projeto Voz Indígena da Survival dá aos povos indígenas uma plataforma para falar ao mundo, permitindo que eles alcancem grandes audiências em tempo real.
Essa é a primeira mensagem Voz Indígena dos Pataxó, enviada do local de despejo aos Guarani e, destes, diretamente a milhares de pessoas ao redor do mundo.
Os Guarani, cujas terras têm sido roubadas e destruídas por plantações em grande escala e fazendas, estão enviando regularmente mensagens através do Voz Indígena sobre suas vidas, e sua luta pela sobrevivência.
Inscreva-se no Voz Indígena para receber vídeos de indígenas.