Membros preocupados do Parlamento britânico instam para que o Brasil salve a ‘tribo mais ameaçada do mundo’

3 julho 2012

Os Awá do Brasil são a ‘tribo mais ameaçada do mundo’. © Survival International

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Dezenas de políticos britânicos estão pedindo para o Brasil salvar a ‘tribo mais ameaçada do mundo’ e acabar com a exploração ilegal de madeira e com as invasões da terra em seu território.

Expressando a sua ‘preocupação’ e ‘alarme’ para o Parlamento do Reino Unido, os deputados dizem que o Brasil deve tomar medidas antes que a tribo Awá seja extinta.

Na moção parlamentar, os deputados ‘desejam que o Brasil acabe com a exploração madeireira ilegal e pare com as invasões da terra dos Awa’.

Apenas 460 Awá vivem no estado do Maranhão, e sua terra está sendo destruída mais rápido do que qualquer outra tribo amazônica.

Como caçadores-coletores nômades , os Awá dependem da floresta para sobreviver.

Um homem Awá disse a Survival, "Os madeireiros estão destruindo toda a terra … Essa é uma terra indígena … eu estou com raiva, muita raiva dos madeireiros, extremamente zangado. Não há animais para eu caçar, e os meus filhos estão com fome ".

Políticos do Reino Unido querem que o Ministro da Justiça acabe com o corte ilegal de madeira no território Awá. © Fiona Watson/Survival

Desde que Survival International lançou sua campanha para salvar a tribo Awá, uma investigação sobre a exploração madeireira ilegal foi ordenada, e a Fundação Nacional do Índio (Funai) prometeu fazer a tribo a sua prioridade.

No entanto, apesar destas promessas, acredita-se que milhares de madeireiros ilegais estão ainda operando na área, e com o início da temporada seca- renovaram os temores.

Os Awá estão apelando ao Ministro da Justiça para tomar medidas para proteger seus territórios, que, apesar de serem legalmente reconhecidos, estão sendo devastados pelo desmatamento.

Liquid error: internal

Os Awá estão particularmente preocupados com o impacto das invasões de sua terra sobre seus parentes isolados, que são vulneráveis ​​à doença.

Mas, a tribo continua determinada a não perder a sua forte ligação com a terra. Um homem Awá disse, ’Nós somos nada sem a nossa terra … ela não será destruída, porque estamos aqui. "

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘Parlamentares britânicos têm razão para estarem preocupados. É vital que o Ministro da Justiça tome medidas imediatas: se ele não consegue aplicar as próprias leis do Brasil, os Awá serão destruídos em breve ‘.

Awá
Povo

Compartilhe