Celebrações de Machu Picchu a apenas 100km de índios isolados



20 julho 2011

Indios isolados Nanti vivem apenas 100 km de Machu Picchu © Unknown/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

O dia 24 de julho marca o aniversário de 100 anos da ‘descoberta’ de Machu Picchu, a cidadela Inca no alto dos Andes peruanos, pelo explorador e acadêmico norte-americano Hiram Bingham.



Mas enquanto o Peru celebra o legado dos povos indígenas Inca, o governo esta simultaneamente planejando conceder a empresas de óleo e gás acesso às terras de índios isolados na reserva Kugapakori-Nahua-Nanti. Esse acesso representaria um risco extremo para as vidas dos indígenas.


Stephen Corry, diretor da Survival International, disse hoje, ‘Apenas 100 km separam Machu Picchu da fronteira da reserva Kugapakori-Nahua-Nanti, onde vivem várias tribos isoladas. No entanto, a diferença na atitude do governo é fenomenal.



‘Parece que tem uma contradição: quando é conveniente para o governo de explorar os povos indígenas, ele os comemora; quando encontra uma maneira de lucrar com suas terras, ele desenha planos que poderiam levar à sua extinção.



‘Se o novo governo do Peru está comprometido em demonstrar o respeito pelos povos indígenas, ele proibirá as empresas globais de trabalhar em áreas onde estão colocando em risco as vidas dos índios. Comemorações com espetáculos de luzes multi-coloridas e procissões históricas podem comemorar o passado indígena peruano, mas a única forma de salvaguardar o seu futuro é de demarcar e proteger terras indígenas.’

Notas aos Editores:


• Acredita-se que Machu Picchu foi construída pelo governante Inca Pachacutec no século XV. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.


• Machu Picchu é a maior atração turística do país, e representa até 70% da fonte da receita do turismo do país. Recebeu cerca de 800,000 visitantes em 2010.


• Leis peruanas e internacionais afirmam que povos indígenas devem ser consultados sobre projetos que afetam suas terras. No caso de tribos isoladas, tal consulta é impossível. Survival está pedindo para que todas as explorações de óleo e gás em terras de tribos isoladas sejam paralisadas imediatamente. 


Povos isolados do Peru
Povo

Compartilhe