Madeireiros ilegais apreendidos dias após fotos de índios isolados serem lançadas

8 fevereiro 2012

Madeireiros ilegais são uma ameaça para os Mashco- Piro isolados. © Jean-Paul Van Belle

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

O governo peruano liderou uma investigação em uma área no Parque Nacional de Manú onde ocorria extração ilegal de madeira, após alguns poucos dias de o mundo haver presenciado imagens detalhadas da tribo de índios Mashco-Piro isolados.

A descoberta veio após o lançamento pela Survival International de fotos em close-up de tal tribo, de forma a sensibilizar o mundo sobre os riscos que os madeireiros ilegais impõem à sua sobrevivência.

Em uma operação liderada pela SERNANP, departamento peruano para áreas protegidas, guardas florestais e policiais descobriram mais de 7m³ de madeira extraída ilegalmente.

A operação de dois dias da SERNANP levou à prisão de um grupo de homens e o confisco de suas ferramentas. Tais indivíduos enfrentam penas de prisão de três a seis anos.

O avistamento de Mashco-Piro tem aumentado nos últimos meses, com muitos culpando madeireiros ilegais por moverem-nos para fora de suas florestas.

A FENAMAD, organização indígena regional, está agora trabalhando com comunidades locais para o estabelecimento de um posto de guarda na região, para ajudar a proteger os Mashco-Piro de intrusos, e criticou operadoras de turismo por levarem turistas às áreas onde os avistamentos aconteceram.

A FENAMAD também ficou satisfeita com o resultado da incursão, declarando que está ‘trabalhando com autoridades locais e nacionais, incluindo a SERNANP, para garantir a segurança das tribos isoladas’.

Mais de 100.000 pessoas já assinaram uma petição da Survival, pedindo ao governo peruano para que faça mais para proteger as tribos isoladas da extração ilegal de madeira na terra deles.

O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘Há uma semana, pouquíssimas pessoas tinham escutado sobre os Mashco-Piro isolados. Agora, as suas feições são reconhecidas mundialmente, e o perigo que correm é conhecido. Ter pegado em flagrantes madeireiros ilegais, claramente mostra as ameaças pelas quais passam as tribos isoladas do Peru’.

Povos isolados do Peru
Povo

Compartilhe