A 'mais velha do mundo' - indígena brasileira comemora aniversário de 121 anos

30 agosto 2011

Acredita-se que Dona Maria Lucimar Pereira da tribo Kaxinawá seja a pessoa mais velha do mundo. © INSS/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Survival International localizou uma indígena brasileira, que pode ser a pessoa mais velha do mundo, enquanto ela se prepara para comemorar seu aniversário de 121 anos.




Dona Maria Lucimar Pereira é da tribo Kaxinawá, e vive no oeste da Amazônia brasileira. Ela diz que vai passar seu aniversário, em 03 de setembro, com sua família.



Dona Maria nunca viveu numa cidade e atribui a sua longevidade a um estilo de vida saudável. Ela somente come alimentos naturais da floresta: carne, macaco, peixe, mandioca, e mingau de banana. Ela não come sal, açúcar, ou qualquer alimento processado.



O diretor da Survival International, Stephen Corry, diz que isso deve ter contribuído para a sua longevidade. Ele diz, ‘Muitas vezes nós testemunhamos os efeitos negativos que mudanças forçadas podem ter para os povos indígenas. É animador ver uma comunidade que mantém fortes laços com sua terra ancestral e aprecia os benefícios inegáveis ​​desta’.


Apesar de ter quase 121 anos de idade, Dona Maria permanece saudável e relativamente ativa. Carlos, o cacique da comunidade dela, disse à Survival que ela anda na aldeia contando histórias, e visita os netos em comunidades vizinhas. Ela fala a língua Kaxinawá (não Português), e ocasionalmente viaja para a cidade mais próxima, Feijó.



Sua certidão de nascimento foi aprovada em 1985, mostrando que ela nasceu em 1890. Mas a velhice não aparece ser incomum em sua aldeia. Carlos diz que entre seus 80 habitantes, quatro têm mais de 90 anos de idade. Eles comem alimentos naturais, e não utilizam sabão ou qualquer produto artificial da cidade.



A vida de Dona Maria se estende por mais de um século que testemunhou mudanças dramáticas. Mais notavelmente, os índios sofreram os efeitos do ciclo da borracha, que varreu a região no final do século 19, acabando com 90% da população indígena em uma onda terrível de escravidão e brutalidade chocante.



Povos indígenas do Brasil
Povo

Compartilhe