Indígenas instam que WWF pare de financiar abusos para 'conservação'
26 novembro 2014
Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Um grupo de “Pigméus” Baka e os seus vizinhos no sudeste dos Camarões enviaram um forte apelo para o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), pedindo que esse gigante de conservação pare de financiar esquadrões anti-caça que são responsáveis por uma longa história de perseguição contra os Baka.
Uma carta escrita por um ancião da aldeia diz: "Quando WWF iniciou o seu trabalho aqui no Ndongo foi bem recebido por nós, mas o que eles nos prometeram e disseram nunca se concretizou. Estamos sujeitos ao seu trabalho de aplicação da leis – mas onde estão as promessas que vocês fizeram?
“Senhor, antes de financiarem os vossos projetos, quero que vocês venham visitar as pessoas aqui [para verem] os impactos negativos.”
Outra carta pede para que a WWF pare de dar dinheiro para os esquadrões anti-caça.
Quando grande parte de sua terra foi transformada em “áreas protegidas” e zonas de caça para safaris, aos Baka, que caçam para alimentar suas famílias, foi prometido que ainda seriam capazes de usar suas terras ancestrais.
Mas agora os Baka são forçados a ficar em aldeias de beira de estrada e têm receio de penetrar a floresta, que lhes tem proporcionado quase tudo o necessário durante gerações. Os esquadrões anti-caça rotineiramente prendem, espancam e torturam os Baka e os seus vizinhos em nome da “conservação” e muitos dos Baka dizem que amigos e familiares morreram como resultado dos espancamentos.
Apesar de ter conhecimento sobre estes abusos durante pelo menos 13 anos, a WWF não tomou medidas eficazes e tem repetidamente afirmado que não têm sido apresentadas provas suficientes.
O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje: "Desde a sua concepção, os parques nacionais têm sido responsáveis pelo despejo, e, as vezes, pela destruição, de tribos. Não é suficiente para organizações como a WWF apenas terem “políticas” para proteger os povos indígenas – têm que aderir a essas políticas. Se a WWF não pode garantir que os fundos que fornece aos esquadrões anti-caça não estão prejudicando as pessoas, deve parar com essa parte do seu programa. Para a conservação das florestas dos Baka funcionar efectivamente, a WWF deve ajudar na proteção dos direitos territoriais da tribo e respeitar os seus próprios métodos de conservação."