Ministro recebe 'íconeAwá' diário para salvar a tribo mais ameaçada do mundo

30 setembro 2013

O Ministro da Justiça brasileiro está recebendo um íconeAwá cada dia, como esta que mostra o renomado fotógrafo Sebastião Salgado dando seu apoio à campanha. © Survival International

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Todos os dias a Survival International está enviando ao Ministro da Justiça do Brasil uma imagem do ‘íconeAwá’, num apelo urgente para salvar os Awá, a tribo mais ameaçada do mundo, da extinção, já que madeireiros ilegais estão destruindo sua floresta rapidamente.

Em paisagens conhecidas e com o apoio de celebridades, as imagens com o íconeAwá, que diz ‘Brasil: Salve os Awá’, irão continuar a se acumular no escritório do Ministro até que os invasores sejam removidos da terra dos Awá, no Maranhão.

O Ministro José Eduardo Cardozo se comprometeu a retirar os invasores do território indígena Awá ainda este ano, mas até o momento nenhuma ação concreta foi feita. Não há tempo a perder porque a temporada de chuvas irá começar logo, o que vai tornar a operação de despejo quase impossível. O governo já perdeu um prazo urgente dado por um juiz federal para retirar os invasores.

íconeAwá diário: O logo da campanha apareceu até no Mont Blanc, a montanha mais alta do oeste da Europa. © Survival International

Os Awá são uma tribo de caçadores-coletores nômades e estão cada vez mais desesperados, porque os madeireiros vêm se aproximando deles, impedindo-os de caçar e alimentar suas famílias. Os índios também têm temores pela sobrevivência de seus parentes isolados que estão ainda mais expostos à violência pois vivem fugindo dos invasores na floresta.

Um índio Awá disse à Survival, ‘Muito bom, não-índios. Essa é uma atitude muito importante e muito bonita! Nos ajudem o mais rápido possível.’

Os apoiadores da Survival estão espalhando o íconeAwá nas paisagens mais famosas do mundo, desde o Morro do Pão de Açúcar, no Rio, até a Casa Branca em Washington; do topo da montanha mais alta do oeste da Europa, o Mont Blanc, até a Table Mountain, na África do Sul.

Dezenas de celebridades, incluindo o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o ator Colin Firth, também apoiam a campanha.

íconeAwá diário: Manifestantes exibem o íconeAwá em frente da embaixada do Brasil em Londres. © Survival International

Mais de 54.000 mensagens já foram enviadas ao Ministro, pedindo que ele salve os Awá da extinção, e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos já exigiu esclarecimentos urgentes do Brasil sobre o tratamento dispensado aos Awá.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘As notícias sobre a campanha para salvar a tribo mais ameaçada do mundo estão se espalhando rápido e indo longe. Com fotos de vários lugares do mundo em sua mesa todos os dias, por quanto tempo o Ministro ainda vai poder ignorar os Awá? O Brasil deve agir para proteger a tribo antes que seja tarde demais.’

Awá
Povo

Compartilhe