Evidência sobre ‘violência’ Yanomami se baseia em falsos dados, revela artigo

21 setembro 2013

O Diretor da Survival derrubou as alegações de Napoleon Chagnon de que os Yanomami são ferozes e violentos, em um recente artigo. © Fiona Watson/Survival

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um recente artigo publicado por Stephen Corry, diretor da Survival International, expõe falhas graves por trás das alegações de longa data de que os Yanomami da Amazônia são ‘ferozes’ e violentos. O artigo foi publicado pela organização americana de notícias Truthout.

O Professor Noam Chomsky acolheu favoravelmente o artigo, dizendo hoje, ‘Fico feliz em ver a demolição de Corry do mito do Selvagem Brutal. Sua recente análise do material de Chagnon deixa pouco dos seus argumentos em pé.’

As alegações sobre a violência Yanomami divulgadas pelo antropólogo americano Napoleon Chagnon são entusiasticamente apoiadas pelos escritores de ‘ciência popular’ Steven Pinker nos Estados Unidos e Richard Dawkins na Inglaterra.

Chagnon afirma que a tribo (que ele chama Yanomamö) vive em um estado crônico de guerra, onde a maioria das brigas começa por causa das mulheres, e 45% dos homens são assassinos. Ele alega que os assassinos têm uma vantagem genética sobre os homens que não mataram.

Corry mostra como Napoleon Chagnon representa erroneamente seus próprios dados sobre a proporção de Yanomami que afirmam ter matado. © Fiona Watson/Survival

Seu trabalho está sendo usado para apoiar a afirmação de que a sociedade humana era muito mais violenta antes da criação do Estado.

No entanto, no seu recente artigo Corry mostra que:

- Chagnon representa erroneamente seus próprios dados. Mesmo se estivesse correto, o que é improvável, Chagnon eleva em um quarto a proporção dos Yanomami que afirmam ter matado.

- Mesmo tomando os números de Chagnon como estão, o número de mortes violentas entre os Yanomami é menor do que em algumas guerras industriais, rebatendo o argumento central do recente livro de Steven Pinker ‘The Better Angels of our Nature’.

- Chagnon contradiz seus próprios números a respeito de como e por que os Yanomami atacam uns aos outros.

- Chagnon saltou para suas conclusões em seu primeiro dia com os Yanomami.

- Chagnon se baseia em relatos exagerados de missionários evangélicos para sustentar sua teoria. Em troca, ele foi acolhido por esses missionários e dependeu deles. Sua crença do ‘selvagem brutal’ está em estreita conformidade com o retrato evangélico da tribo ‘pagã’.

Stephen Corry disse hoje, ‘Isto é muito mais do que uma disputa acadêmica: é uma questão de como nós enxergamos o nosso desenvolvimento. A ideia de que é ‘cientificamente provado’ que o estado ‘moderno’ traz a paz e a prosperidade é um absurdo. Mas agora está sendo usado para justificar as terríveis crueldades que inflige sobre os mais fracos. As falsas representações de Chagnon prejudicam os povos indígenas em geral.’

Yanomami
Povo

Compartilhe