Eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Declaração da Survival Brasil

30 outubro 2022

© Amanda Rocha/Survival

A vitória de Lula é um momento crucial para os povos indígenas e suas terras. Esperamos que seu governo represente a transformação tão urgente e necessária da atual situação de ataques devastadores e criminosos contra os povos indígenas. É uma questão de vida ou morte para os indígenas de todo o Brasil e, para os povos indígenas isolados da Amazônia, pode significar a diferença entre a sobrevivência e o total extermínio.

Nos últimos quatro anos, povos indígenas dos quatro cantos do país sofreram com o governo mais anti-indígena desde a ditadura militar. Lula promete uma mudança de rumo. Ele se comprometeu a defender os direitos indígenas, demarcar e proteger os territórios indígenas e acabar com a “guerra declarada” lançada pelo governo Bolsonaro contra os povos indígenas. Ele prometeu tomar medidas concretas para combater os níveis sem precedentes de desmatamento e o crescente número de assassinatos de indígenas e de ataques a suas comunidades. As taxas de destruição e violência dispararam como resultado das políticas e ações racistas e genocidas do atual governo – práticas que visaram abrir territórios indígenas para o agronegócio, a extração de madeira e a mineração.

As promessas de Lula são bem-vindas, mas não esperamos uma transformação da noite para o dia. Sua equipe precisará mostrar verdadeira vontade política e destinar amplos recursos para desfazer o profundo dano que foi causado às instituições encarregadas de proteger territórios indígenas. Muitos políticos anti-indígenas foram nomeados para o Congresso, o que significa que Lula e sua equipe enfrentarão forte oposição às tentativas de defender a Constituição e proteger os territórios indígenas para uso exclusivo dos povos indígenas. As forças políticas e os mercados globais que alimentam o genocídio dos povos indígenas do Brasil também não vão desaparecer.

Os povos indígenas, seus aliados, como a Survival, e seus apoiadores ao redor do mundo vão cobrar do governo Lula o cumprimento dessas propostas ao longo de seu mandato. Faremos todo o possível para garantir que ele respeite as leis nacionais e internacionais, bloqueie grandes projetos de infraestrutura que afetem terras indígenas e não tenham o consentimento desses povos e proteja os territórios indígenas para que os povos indígenas possam sobreviver, prosperar e serem respeitados como sociedades contemporâneas. Os riscos são particularmente altos para os indígenas isolados – os povos mais vulneráveis do planeta.

Em meio a um número nunca antes visto de candidaturas indígenas a cargos políticos, Sonia Guajajara e Célia Xakriabá foram eleitas deputadas federais. Elas serão uma importante força para trazer os direitos indígenas para o centro do debate político em Brasília.

E os povos indígenas na linha de frente contra o genocídio indígena continuarão resistindo em seus territórios para garantir um futuro saudável para suas famílias e comunidades, como vêm fazendo desde a invasão europeia nas Américas há mais de 500 anos.

Compartilhe