Caçador-coletor Ogiek é morto com aumento em grilagem de terras

23 março 2016

Stephen Munyereri foi supostamente morto a tiros por um colono ilegal © PRO-HOME

Esta página foi criada em 2016 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um homem da tribo queniana Ogiek foi morto a tiros no domingo, 13 de março. Stephen Munyereri estava supostamente tentando salvar o que havia restado da casa de seu filho após ter sido destruída por colonos ilegais.

Munyereri foi aparentemente morto a tiros à curta distância por um colono, em uma região dentro do campo da visão da polícia local. Acredita-se que o suspeito assassino esteja atualmente sob proteção policial.

Os Ogiek vivem na floresta Mau por gerações, porém há tempos são vítimas de roubo a suas terras, apoiado pelo Estado. Em 2013, o Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos ordenou que o governo queniano desse fim ao seu programa de despejo dos Ogiek. Em 2014, tribunais do país mandaram que a terra dos Ogiek fosse identificada o mais rapidamente possível.

Porém, essa decisão nunca foi implementada, e nas últimas duas semanas, acredita-se que mais de 100 famílias Ogiek tenham fugido de suas casas. Suas casas e bens foram, ao que parece, queimadas com o apoio da polícia.

Stephen Munyereri (à esquerda) com seu filho entre os destroços da casa deste. Essa foto foi tirada poucos minutos antes de Munyereri ser morto a tiros. © PRO-HOME

Um membro da tribo Ogiek fez o seguinte apelo: “Nós pedimos à comunidade internacional que venha ao nosso socorro, já que o país ignorou o Tribunal Africano e seus próprios tribunais.”

Survival International está pedindo às autoridadades quenianas que organizem uma investigação imediata e independente a respeito do assassinato, e que reconheçam os direitos à terra dos Ogiek de acordo com o direito internacional.

Por favor envie um email ao governo do Quênia agora e peça a ele que tome uma medida.

Compartilhe