Indios venezuelanos atacados em meio a caos de mineração

22 fevereiro 2016

Muitas tribos na Venezuela estão sofrendo os impactos terríveis da mineração ilegal nas suas terras (indígena Hoti na foto) © Jacques Jangoux/Survival

Esta página foi criada em 2016 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Índios Yabarana da Amazônia venezuelana foram violentamente atacados no final de janeiro por garimpeiros armados que trabalham ilegalmente em suas terras.

O líder Yabarana Benjamin Perez, que coordena a organização Yabarana OIYAPAM, foi espancado e a sua casa incendiada. Ele recebeu ameaças de morte e agora está se escondendo.

Em um comunicado, a COIAM (Coordenadoria das Organizações Indígenas do Estado do Amazonas) disse que a mineração ilegal “poluiu os rios com mercúrio e outras substancias tóxicas” e causou “sérios danos aos povos indígenas, tais como… tráfico de pessoas e gasolina.”

Outros povos indígenas como os Hoti, Panare, Yekuana e Piaroa sofrem invasões de garimpeiros em suas terras há anos. Eles são frequentemente ameaçados e os rios e peixes dos quais dependem para sua sobrevivência foram contaminados.

Quarenta organizações venezuelanas emitiram uma declaração em apoio as tribos Yabarana, Hoti, Panare e Piaroa, exigindo que as autoridades façam mais para impedir as invasões ilegais de garimpeiros e madeireiros em terras indígenas.

Eles estão pedindo que a recém-elegida Assembleia Nacional aprove uma lei que agiliza o reconhecimento de territórios indígenas na Venezuela.

Compartilhe