Dia Internacional dos Povos Indígenas: Nova tecnologia dá voz a tribos remotas

7 agosto 2015

‘Poderemos comunicar com pessoas que moram longe.’ Mariazinha Yanomami, ao gravar sua primeira mensagem para ‘Voz Indígena’ © Survival International, 2015

Esta página foi criada em 2015 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Em antecipação ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, promovido pela Organização das Nações Unidas no próximo domingo, 9 de agosto, a Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, lançou um projeto único para levar novas tecnologias de comunicação para algumas das comunidades indígenas mais remotas do mundo.

Com o inovador projeto "Voz Indígena" comunidades indígenas sem acesso a internet podem enviar mensagens de vídeos contando sobre suas vidas e as ameaças à sua sobrevivência em tempo real para uma audiência global.

O projeto já foi adotado pelos povos Guarani e Yanomami, que gravaram suas primeiras mensagens.

Mariazinha, da comunidade Yanomami de Rokoari, disse em seu primeiro vídeo para “Voz Indígena”: “Hoje chegou o aparelho de comunicação e estou muito contente … Se vemos garimpeiros na nossa terra, ou se alguem vem nos matar, vou espalhar a notícia para todos … Poderemos comunicar com pessoas que moram longe.”

Os Yanomami são a maior tribo relativamente isolada na América do Sul. Suas terras e vidas estão sendo ameaçadas por garimpeiros ilegais que poluem seus rios e levam doenças às quais a tribo tem desenvolvido pouca imunidade.

Os Guarani são uma das primeiras tribos engajadas no projeto ‘Voz Indígena’, e já enviaram mensagens importantes para o mundo. © Survival International, 2015

“Sempre estamos dizendo que precisamos comunicar com pessoas no Brasil e ao redor do mundo. Este projeto e exatamente o que estávamos aguardando”, relatou um líder Guarani para a Survival.

Os Guarani perderam a maior parte de suas terras no sudoeste do Brasil para fazendas de gado e plantações de cana-de-açúcar. Seus líderes são perseguidos e assassinados, e suas comunidades atacadas por pistoleiros contratados pelos fazendeiros. Recentemente, uma comunidade Guarani foi incendiada por pistoleiros, logo após a tribo retomar parte das suas terras ancestrais.

“Voz Indígena” tem como objetivo dar voz aos povos indígenas para que eles possam lutar contra governos e empresas multinacionais que tentam silenciá-los. O projeto visa, ainda, difundir as opiniões que eles têm sobre o ambiente em que vivem, seus costumes e pretensões para o futuro.

Os Yanomami receberam treinamento para enviar suas mensagens para uma audiência global. © Survival International, 2015

Stephen Corry, Diretor da Survival International, declarou hoje: “Os povos indígenas são como nós. Eles também estão preocupados com a qualidade de vida e com o futuro dos seus filhos. Sua compreensão do mundo é tão astuta quanto a de qualquer um, e eles têm muito a dizer sobre quase todos os aspectos da vida de hoje. É por isso que nós estamos fornecendo essa tecnologia para que os povos indígenas possam falar com o mundo em tempo real.”

Nota:

- Assista ao vídeo da Mariazinha Yanomami e visite tribal-voice.org para mais vídeos e informação sobre o projeto.

Guarani
Povo

Compartilhe