Projeto Éden: exposição fotográfica mostra povos indígenas da floresta

22 outubro 2014

© Sebastião Salgado/Amazonas/nbpictures

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

As imagens impressionantes de Sebastião Salgado da tribo Awá na floresta amazônica do Brasil, tiradas em 2013, serão apresentadas no Projeto Éden, na Cornualha, Reino Unido. Os Awá encontram cada vez mais dificuldades para caçar na floresta, e foram brutalmente atacados por madeireiros enquanto caçando. © Sebastião Salgado/Amazonas/nbpictures

Fotografias impressionantes de povos indígenas da floresta tropical tiradas pelo explorador e escritor Robin Hanbury-Tenison, da Cornualha, e o fotógrafo brasileiro de renome mundial Sebastião Salgado serão exibidas no Projeto Éden do Reino Unido a partir de sexta-feira, 24 de outubro de 2014.

A exposição – chamada “Povos da Floresta” – vai estar na bioma de floresta tropical do Projeto Éden. As imagens, que foram tiradas na floresta amazônica, Sumatra, Bornéu e Malásia, serão exibidas nas áreas correspondentes da bioma.

As imagens foram especialmente selecionadas para fazer lembrar aos visitantes do Éden que cerca de 200 milhões de indígenas em todo o mundo dependem das florestas para sua casa e sustento.

A exposição foi motivada por uma carta do co-fundador do Projeto Éden, Sir Tim Smit, para Robin Hanbury-Tenison sugerindo que os temas de povos e florestas fossem reunidos no Éden.

O Éden tem trabalhado com Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, para trazer a exposição para a Cornualha. Survival International foi fundada há 45 anos por um grupo de pessoas, incluindo Robin Hanbury-Tenison, que ficaram horrorizadas com o genocídio dos índios da Amazônia brasileira.

Um caçador-coletor nômada Penan em Sarawak, na Malásia, utilizando um maçarico (1976). A sua tanga é feita a partir de uma longa tira de casca de arvore trabalhada, e em torno da sua cintura tem tudo o que precisa na floresta: um machete afiado numa bainha de madeira e um pequeno recipiente para armazenar setas envenenadas. © Robin Hanbury-Tenison

O Sr. Hanbury-Tenison disse: "Os povos indígenas são os melhores guardiões da natureza. Esta é uma das principais mensagens da Survival, porque muitos dos problemas enfrentados pelas tribos giram em torno de direitos territoriais.

“Ao incluir imagens de tribos nos habitats ricos e belos da bioma tropical no Éden, poderemos transmitir esta mensagem essencial, e espalhar a palavra de que as pessoas e a flora são interdependentes.”

A Dr Jo Elworthy, Diretora de Interpretação no Projeto Éden, disse: “Estas imagens animarão a bioma tropical do Éden de uma maneira poderosa. O Éden é um teatro vivo de plantas e pessoas. A nossa flora é bem conhecida e isso proporciona a oportunidade de por em foco as histórias vitais dos povos indígenas da floresta.”

Notas aos editores:

- As fotografias estão incorporadas na folhagem da bioma tropical.

Awá
Povo

Compartilhe