Projeto Éden: exposição fotográfica mostra povos indígenas da floresta
22 outubro 2014
Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Fotografias impressionantes de povos indígenas da floresta tropical tiradas pelo explorador e escritor Robin Hanbury-Tenison, da Cornualha, e o fotógrafo brasileiro de renome mundial Sebastião Salgado serão exibidas no Projeto Éden do Reino Unido a partir de sexta-feira, 24 de outubro de 2014.
A exposição – chamada “Povos da Floresta” – vai estar na bioma de floresta tropical do Projeto Éden. As imagens, que foram tiradas na floresta amazônica, Sumatra, Bornéu e Malásia, serão exibidas nas áreas correspondentes da bioma.
As imagens foram especialmente selecionadas para fazer lembrar aos visitantes do Éden que cerca de 200 milhões de indígenas em todo o mundo dependem das florestas para sua casa e sustento.
A exposição foi motivada por uma carta do co-fundador do Projeto Éden, Sir Tim Smit, para Robin Hanbury-Tenison sugerindo que os temas de povos e florestas fossem reunidos no Éden.
O Éden tem trabalhado com Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, para trazer a exposição para a Cornualha. Survival International foi fundada há 45 anos por um grupo de pessoas, incluindo Robin Hanbury-Tenison, que ficaram horrorizadas com o genocídio dos índios da Amazônia brasileira.
O Sr. Hanbury-Tenison disse: "Os povos indígenas são os melhores guardiões da natureza. Esta é uma das principais mensagens da Survival, porque muitos dos problemas enfrentados pelas tribos giram em torno de direitos territoriais.
“Ao incluir imagens de tribos nos habitats ricos e belos da bioma tropical no Éden, poderemos transmitir esta mensagem essencial, e espalhar a palavra de que as pessoas e a flora são interdependentes.”
A Dr Jo Elworthy, Diretora de Interpretação no Projeto Éden, disse: “Estas imagens animarão a bioma tropical do Éden de uma maneira poderosa. O Éden é um teatro vivo de plantas e pessoas. A nossa flora é bem conhecida e isso proporciona a oportunidade de por em foco as histórias vitais dos povos indígenas da floresta.”
Notas aos editores:
- As fotografias estão incorporadas na folhagem da bioma tropical.