Grande operação para salvar a tribo mais ameaçada do mundo faz progresso

31 janeiro 2014

Depois de meses de campanha pela Survival International, o governo do Brasil está finalmente agindo para expulsar invasores ilegais de terras da tribo Awá. © Mário Vilela/FUNAI

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

A operação do governo brasileiro para remover todos os invasores de terras da tribo Awá está agora em sua quarta semana.

A operação em larga escala envolve vários ministérios, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), o exército, polícia federal e gabinete do presidente, com um pelotão de pelo menos 200 agentes.

Isto segue a campanha global da Survival para salvar a tribo mais ameaçada do mundo de extinção.

Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo; sem sua floresta, eles não sobreviverão. © Survival International

Pelo menos 369 notificações já foram distribuidas, notificando 90% dos ocupantes ilegais do território de que eles devem sair.

Famílias de colonos têm 40 dias para sair a partir do dia em que recebem a notificação, e terão terra alternativa e acesso a vários serviços do governo.

Sobrevôos estão em andamento para identificar fazendas e assentamentos que ainda não foram registrados.

Nixiwaka Yawanawá, um índio da Amazônia, em Londres, disse: ‘Depois de tantos anos de luta, meus irmãos e irmãs Awá estão finalmente vendo uma luz de esperança e um sinal de que eles vão ser capazes de viver em harmonia com a sua floresta.’

Na semana passada o Deputado brasileiro Padre Ton, Presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, denunciou os perigos que enfrentam os Awá numa conferência intitulada ‘Awá à beira da extinção’, organizada pela ONG UNPO, no Parlamento Europeu. Uma pesquisadora da Survival também falou.

Na semana passada, na TV Globo, o Juiz Carlos Madeira, que determinou que todos os não-indígenas devem deixar a área destacou a enorme preocupação internacional com os Awá, revelando que recebeu 10.000 cartas de todo o mundo pedindo-lhe para agir.

Falando no canal de televisão do governo, a Presidente da FUNAI disse, ‘O conjunto de órgãos federais vai permanecer na área… para monitorar e para que as ocupações ilegais não ocorram novamente.’

Mais de 34% do território indígena Awá foi desmatada.

Os Awá são uma das últimas tribos nômades de caçadores-coletores na Amazônia. Eles não sobreviverão a menos que sua floresta seja protegida.

Awá
Povo

Compartilhe