Apelo da tribo mais ameaçada do mundo é destaque na imprensa internacional

28 novembro 2013

A situação dos índios Awá é destaque no Vanity Fair e Sunday Times este mês © Vanity Fair

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

O apelo dos Awá, a tribo mais ameaçada do mundo, está atingindo milhões de pessoas ao redor do mundo neste mês, com a publicação da sua chocante história na revista americana Vanity Fair e no jornal britânico Sunday Times. Ambas reportagens são ilustradas com imagens do fotógrafo Sebastião Salgado.

A edição de dezembro da Vanity Fair conta com um artigo de 13 páginas sobre os Awá. O autor, Alex Shoumatoff, passou semanas com Salgado e os Awá na Amazônia, e presenciou a alarmante devastação da sua floresta, causada por madeireiros armados.

O artigo do Sunday Times foi publicado na revista do jornal no 24 de novembro, destacando o apelo dos Awá – descrito por um juiz brasileiro como ‘genocídio’ – e a campanha global da Survival para que o Ministro da Justiça proteja o território da tribo antes que os índios sejam levados à extinção.

O artigo faz uma retrospectiva de quase 45 anos do trabalho da Survival International, a única organização que luta pelos direitos dos povos indígenas ao redor do mundo, criada após a publicação de um artigo do escritor Norman Lewis sobre o genocídio na Amazônia, também na revista do Sunday Times.

Os artigos no Sunday Times Magazine e Vanity Fair são ilustrados por imagens do fotógrafo Sebastião Salgado. © Sunday Times/Sebastão Salgado/Amazonas Pictures/NBPictures

Quase 55.000 mensagens de protesto já foram enviadas ao Ministro como resultado da campanha da Survival, e o governo anunciou que os Awá são prioridade. As autoridades notificaram alguns dos madeireiros de sua remoção, mas poucas medidas concretas foram tomadas até o momento.

Agora a Survival está pressionando o Brasil a despejar os invasores ilegais nas próximas semanas, e a salvar os Awá, para que a reputação do país não sofra danos antes da Copa do Mundo de 2014.

Inúmeras celebridades, incluindo o ator vencedor do Oscar Colin Firth, o compositor Heitor Pereira, a atriz Gillian Anderson, o músico Julian Lennon, o ginasta olímpico Louis Smith, e a banda de rock Cake já demonstraram seu apoio à campanha, destacando o íconeAwá com os dizeres ‘Brasil: Salve os Awá’.

Os Awá já avisaram: ‘Estamos muito preocupados. É muito ruim que os madeireiros estão roubando nossa comida. Ministro da Justiça, ajude-nos agora, por favor. Mande a polícia agora!’

Eles são uma das últimas tribos de caçadores-coletores nômades do Brasil.

Awá
Povo

Compartilhe