Celebridades apoiam a tribo mais ameaçada do mundo
21 maio 2013
Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Um ano após do ator ganhador do Oscar Colin Firth lançar a campanha da Survival International para salvar os Awá, a tribo mais ameaçada do mundo, um grande número de celebridades internacionais se juntaram a ele e sua esposa Livia no apoio da campanha urgente.
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, a estrela de Hollywood Gillian Anderson, a estilista britânica Vivienne Westwood, a banda californiana de rock Allah-Las, os atores Mark Rylance, Sophie Okonedo, Emilia Fox, Sinead Cusak e as estrelas da série ‘Game of Thrones’ Oona Chaplin, Natalia Tena e Finn Jones estão entre as celebridades fotografadas com o íconeAwá que diz ‘Brasil: Salve os Awá’.
Gillian Anderson declarou à Survival: ‘Nós precisamos acordar coletivamente como seres humanos e ajudar a salvar os Awá: a tribo mais ameaçada do mundo. Nós não podemos ver outro povo ser extinto devido à negligência e cobiça de alguns. Nós todos temos esse dever’.
Outras celebridades apoiando a campanha para salvar os Awá incluem a estrela olímpica Louis Smith, os apresentadores de rádio e TV Davina McCall e Dave Berry, a apresentadora da MTV Lilah Parsons, o ativista de direitos humanos Peter Tatchell, o artista Kurt Jackson e muitos outros.
Os Awá do nordeste da Amazônia brasileira vivem sob a ameaça de extinção devido a ataques violentos e o roubo de suas terras pelos madereiros e fazendeiros. As autoridades brasileiras não têm feito nada para expulsar os invasores das terras dos Awá, apesar de especialistas alertarem para a possibilidade de ‘genocídio’ caso nada seja feito.
Pire’i Ma’a, um homem Awá, declarou à Survival International: ‘Estamos aguardando demais. Quando a chuva acabar, os madeireiros vão vir de novo. Os madeireiros vão nos fechar na aldeia. Tem que trazer a polícia aqui!’
As celebridades se juntaram ao movimento mundial para salvar os Awá. Mais de 50.000 cartas foram enviadas ao Ministro da Justiça do Brasil e o íconeAwá foi fotografado em lugares conhecidos ao redor do planeta – do Pão de Açúcar no Brasil à torre Eiffel na França.
O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje: ‘Enquanto celebridades aderem à campanha para salvar os Awá, o Brasil não deve ignorar o número crescente de vozes que se levantam em apoio à tribo mais ameaçada do mundo. A reputação do país está em jogo’.