Solidariedade internacional pela tribo mais ameaçada do mundo no Dia dos Direitos Humanos

10 dezembro 2012

Mulher vestindo trajes carnavalescos em Londres, carregando uma mensagem ao Brasil: ‘Salve os Awá’ © Survival International

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Manifestantes da Survival International em todo o mundo participaram de protestos no Dia Internacional dos Direitos Humanos da ONU, exigindo que o Brasil ‘Salve os Awá’, a tribo mais ameaçada do mundo.

Uma mulher vestindo trajes carnavalescos liderou o protesto em frente da embaixada do Brasil em Londres, carregando a mensagem ao governo.

Manifestantes usando camisetas com os mesmos dizeres, portando cartazes e distribuindo adesivos, também repetiram a mensagem gritando: ‘Brasil: Salve os Awá’.

O protesto dá início à campanha da Survival pedindo que as pessoas utilizem formas ‘criativas’ de gerar uma grande visibilidade para a causa dos Awá.

Pessoas protestaram em Londres, apoiando a tribo Awá, do Brasil. © Survival International

A Survival, que coordenou ações simultâneas em outras cinco cidades da Europa, assim como em São Francisco, nos Estados Unidos, também entregou uma carta à embaixada brasileira. 

A carta pede que o Brasil honre sua promessa de implementar ‘medidas urgentes’ para remover invasores ilegais da terra demarcada para a tribo Awá.

O documento também contém uma advertência ao Brasil: ‘Se a invasão e destruição não forem impedidas agora, nós [Survival] acreditamos que os Awá têm poucas chances de sobreviver’.

Outras cartas idênticas também foram entregues às embaixadas e consulados do Brasil em Madrid, Paris, Milão, Berlim, Haia, e São Francisco.

Na Espanha, uma grande caixa com a carta foi entregue à equipe da embaixada, simbolizando o volume de mensagens (quase 50.000) que já foram escritas ao Ministro da Justiça desde que a Survival e o ator vencedor do Oscar Colin Firth lançaram uma campanha para salvar a tribo.

Manifestantes em Madrid, na Espanha, entregaram uma carta à embaixada brasileira © Survival

Manifestantes na Holanda também utilizaram estêncils com a mensagem ‘Salve os Awá’ na icônica Praça Dam, em Amsterdã; na França, dezenas de pessoas portaram cartazes em solidariedade aos Awá.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: ‘O grito internacional pela causa da tribo mais ameaçada do mundo foi claro e forte este ano. Ainda assim o rápido desmatamento continua. Os Awá e todas as pessoas que os apoiam estão pedindo ao Brasil que utilize o Dia Internacional de Direitos Humanos da ONU como uma plataforma de ação.’

Nota aos editores

Faça o download da carta da Survival às embaixadas brasileiras (pdf, 1.1 MB)

Imagens em alta resolução dos protestos em todo o mundo estão aqui:

Mulher vestindo trajes carnavalescos em Londres, carregando uma mensagem ao Brasil: 'Salve os Awá' © Survival International

Mulher vestindo trajes carnavalescos em Londres, carregando uma mensagem ao Brasil: 'Salve os Awá' © Survival International

Manifestantes protestaram em Londres, em apoio dos Awá do Brasil © Survival International

Mulher com brincos 'Brasil: Salve os Awá' assistindo uma palestra do ex-Presidente Lula © Survival

Manifestantes em Madrid, Espanha, entregaram uma carta para a embaixada brasileira. © Survival

Manifestantes em Berlim, Alemanha, entregaram uma carta para a embaixada brasileira. © Survival International

Manifestantes em Amsterdã, Holanda, entregaram uma carta para o consulado brasileiro. © Survival International

Manifestantes em Paris, França, pediram ao Brasil que salve os Awá. © Survival

Manifestantes se reuniram na Praça Dam em Amsterdã, Holanda, para pedir que o Brasil salve os Awá. © Survival International

Manifestantes na Holanda colocaram estêncils de ‘Salve os Awá’ na Praça Dam. © Survival International

Awá
Povo

Compartilhe