Solidariedade internacional pela tribo mais ameaçada do mundo no Dia dos Direitos Humanos
10 dezembro 2012
Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Manifestantes da Survival International em todo o mundo participaram de protestos no Dia Internacional dos Direitos Humanos da ONU, exigindo que o Brasil ‘Salve os Awá’, a tribo mais ameaçada do mundo.
Uma mulher vestindo trajes carnavalescos liderou o protesto em frente da embaixada do Brasil em Londres, carregando a mensagem ao governo.
Manifestantes usando camisetas com os mesmos dizeres, portando cartazes e distribuindo adesivos, também repetiram a mensagem gritando: ‘Brasil: Salve os Awá’.
O protesto dá início à campanha da Survival pedindo que as pessoas utilizem formas ‘criativas’ de gerar uma grande visibilidade para a causa dos Awá.
A Survival, que coordenou ações simultâneas em outras cinco cidades da Europa, assim como em São Francisco, nos Estados Unidos, também entregou uma carta à embaixada brasileira.
A carta pede que o Brasil honre sua promessa de implementar ‘medidas urgentes’ para remover invasores ilegais da terra demarcada para a tribo Awá.
O documento também contém uma advertência ao Brasil: ‘Se a invasão e destruição não forem impedidas agora, nós [Survival] acreditamos que os Awá têm poucas chances de sobreviver’.
Outras cartas idênticas também foram entregues às embaixadas e consulados do Brasil em Madrid, Paris, Milão, Berlim, Haia, e São Francisco.
Na Espanha, uma grande caixa com a carta foi entregue à equipe da embaixada, simbolizando o volume de mensagens (quase 50.000) que já foram escritas ao Ministro da Justiça desde que a Survival e o ator vencedor do Oscar Colin Firth lançaram uma campanha para salvar a tribo.
Manifestantes na Holanda também utilizaram estêncils com a mensagem ‘Salve os Awá’ na icônica Praça Dam, em Amsterdã; na França, dezenas de pessoas portaram cartazes em solidariedade aos Awá.
O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: ‘O grito internacional pela causa da tribo mais ameaçada do mundo foi claro e forte este ano. Ainda assim o rápido desmatamento continua. Os Awá e todas as pessoas que os apoiam estão pedindo ao Brasil que utilize o Dia Internacional de Direitos Humanos da ONU como uma plataforma de ação.’
Nota aos editores
Faça o download da carta da Survival às embaixadas brasileiras (pdf, 1.1 MB)
Imagens em alta resolução dos protestos em todo o mundo estão aqui: