Em fotos: Tribo Hadza comemora um ano desde vitória de direitos territoriais

5 novembro 2012

Caçadores Hadza na Tanzânia usam o canto de um pássaro africano para guiá-los a colmeias dentro de árvores baobás © Joanna Eede/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

A Survival International publicou uma galeria de imagens para celebrar o primeiro aniversário da histórica vitória de direitos territoriais da tribo Hadza, na Tanzânia.

Um retrato íntimo da vida de uma das últimas tribos caçadoras-coletoras da África, a galeria ilustra sua forte conexão e dependência da terra.

Em outubro de 2011, o governo da Tanzânia tomou o passo sem precedentes de reconhecer a importância da terra para os Hadza, por meio da entrega oficial de títulos de posse para uma comunidade de 700 pessoas. A decisão foi histórica: a primeira vez que a Tanzânia reconheceu o direito à terra de uma minoria tribal.

1.300 Hadza vivem no noroeste da Tanzânia, na costa do Lago Eyasi. Enquanto a maioria vive em assentamentos, e complementam sua dieta com alimentos selvagens, aproximadamente 300-400 Hadza sobrevivem quase inteiramente dos alimentos naturais ao seu redor.

Crianças Hadza, de Yaeda Chini, no noroeste da Tanzânia. © Jean du Plessis. © Jean du Plessis/Wayo Africa

A galeria de imagens da Survival detalha os hábitos de caça dos Hadza.

Mostra como a tribo é guiada por um pássaro ao procurar mel dentro de antigas árvores baobás, e como os seus arcos são feitos de ligamentos de animais, e as flechas são finalizadas com penas de galinhas de angola.

Um homem Hadza disse: ’Nós não temos registro de fome na nossa história oral. A razão é que dependemos de produtos do meio-ambiente, como sementes, tubérculos, frutos do baobá, mel e muitos animais selvagens. Vivendo desta forma, o meio-ambiente do qual dependemos não é danificado e permanece saudável.’

Vivendo no Grande Vale do Rift há milênios, os Hadza têm uma conexão duradoura com a terra.

Mas nos últimos 50 anos a tribo perdeu 90% de sua terra, junto com a vida selvagem e vegetação das quais seu modo de vida depende.

Um homem Hadza disse: ‘Nós não cultivamos plantações ou cuidamos de rebanhos, então muitas pessoas, incluindo líderes do governo, consideram nossas terras desocupadas e não utilizadas.’

Os Hadza vivem na sua terra há milênios. © Joanna Eede/Survival

Stephen Corry, diretor da Survival, disse hoje: ‘Este é um aniversário que não deve passar despercebido. É uma grande história de sucesso para uma das últimas tribos de caçadores-coletores da África. Eles viram sua terra ser reduzida por décadas, mas agora alguns possuem os seus títulos de posse da terra, o que permite a eles se sustentar da maneira como fizeram, de forma bem sucedida, por milhares de anos. Agora temos que nos certificar que a mesma oportunidade seja dada a outras comunidades Hadza’.

Nota aos editores:

A galeria de imagens dos Hadza está disponível para distribuição se requisitado.

Compartilhe