Venezuela: invasão de garimpeiros continua, mas não tem evidência de destruição de Irotatheri

11 setembro 2012

Garimpeiros ilegais estão operando na terra Yanomami. © Colin Jones/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Após ter recebido o seu próprio relato de fontes confidenciais, Survival International agora acredita que a aldeia Yanomami de Irotatheri não foi atacada por garimpeiros. Alguns Yanomami da área – onde muitos garimpeiros ilegais estão atualmente operando – tinham ouvido relatos de um massacre em julho, e isso foi relatado, por alguns, como tendo ocorrido nesta aldeia.

Atualmente, não sabemos se esses relatos foram provocados por um incidente violento, que é a explicação mais provável, mas a tensão permanece elevada na área.



A reação do governo venezuelano continua vergonhosa. Ele não disse, mesmo agora, que irá remover os garimpeiros, e imediatamente negou ter encontrado ‘evidência’ de matanças, antes mesmo de concluir a sua própria investigação. Os seus apoiantes foram mais longe e acusaram seus críticos de serem parte de uma conspiração de direita etc.



As autoridades venezuelanas devem continuar investigando este incidente e, mais importante, devem expulsar os invasores do território Yanomami e outros territórios indígenas no país.

Yanomami
Povo

Compartilhe