Manifestantes alertam sobre tribo mais ameaçada do mundo, fora da exposição Rio 2016

Visitantes da exposição Rio 2016 lêem panfleto sobre as ameaças que os índios Awá sofrem no Brasil

Visitantes da exposição Rio 2016 lêem panfleto sobre as ameaças que os índios Awá sofrem no Brasil

© Survival International

A exibição em Londres que promove a herança cultural do Brasil em antecipação à Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016, atraiu manifestantes empenhados em salvar a tribo mais ameaçada do mundo.

Visitantes da ‘Casa Brasil’, instalada na Somerset House – importante centro de arte da capital inglesa – estão recebendo panfletos que explicam o efeito devastador que a exploração ilegal de madeira está causando à tribo Awá, no Brasil.

A urgência da situação se intensificou esta semana após a notícia de uma investigação do governo, que revelou que madeireiros ilegais estão trabalhando há menos de seis quilômetros de uma comunidade Awá.

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, explicou, ‘A Casa Brasil celebra o talento artístico e a diversidade cultural do país – uma cultura enriquecida pelas suas tribos e povos indígenas. O Brasil tem o poder e a influência para sediar os jogos olímpicos, mas será que conseguirá salvar a sua tribo mais vulnerável?’

Survival International lançou a campanha para ‘Salvar a tribo mais ameaçada do mundo’ há mais de 100 dias atrás, com o apoio do ator britânico Colin Firth, ganhador do Oscar.

Desde então, mais de 32.000 pessoas já escreveram para o Ministro da Justiça pressionando para que o governo brasileiro tome providências para proteger a terra dos Awá, que sofre com o nível de desmatamento mais alto dos territórios indígenas na Amazônia.

Os Awá clamam por ajuda, visto a urgência da situação: ‘Não queremos ver os madeireiros invasores destruindo nossa floresta. Mandem eles embora, queremos que a nossa terra seja somente nossa, para nosso usufruto. Nos ajudem o mais rápido possível!’

Panfleto da Survival sobre tribo mais ameaçada do mundo

Panfleto da Survival sobre tribo mais ameaçada do mundo

© Survival International

Um dos visitantes à exibição disse à Survival, ‘Estou aqui para aprender mais sobre o Brasil. Nunca ouvi nada a respeito dos Awá, mas agora que sei dos problemas que enfrentam, gostaria de ajudar’.

A situação da tribo já chegou ao conhecimento do Parlamento do Reino Unido, com 35 Parlamentares pressionando o governo brasileiro a pôr um fim nas invasões de terras dos Awá, no Maranhão.