Revelado: Invasores excedem 10:1 a ‘tribo mais ameaçada do mundo’

17 maio 2012

Pequena Borboleta e seu povo, os Awá, são a tribo ‘mais ameaçada do mundo’. © Survival International

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

A extensão do perigo diante da tribo ‘mais ameaçada do mundo’ foi revelada hoje, conforme autoridades brasileiras admitiram que a tribo Awá agora está em menor número, apenas 10:01, no interior de uma das suas reservas.




Funcionários reconheceram a dimensão da emergência após terem recebido mais de 20.000 mensagens de protesto após o lançamento da campanha da Survival International.

Survival tem conhecimento de que uma pesquisa do governo estima que poderia haver até 4.500 invasores – entre fazendeiros, madeireiros e colonos – ocupando agora apenas um dos quatro territórios habitados pela tribo Awá, cujo total da população situa-se em não mais que 450.


A nova presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Dra. Marta Azevedo, confirmou que a situação da tribo Awá é agora prioridade de seu departamento.




Entretanto, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem recebido mais de 1.000 mensagens por dia desde que o ator Colin Firth lançou a campanha.



Este gráfico de satélite mostra a extensão da exploração ilegal de madeira em um território Awá. © Survival International

A terra da tribo Awá está sendo destruída mais rápido do que qualquer outro território indígena na Amazônia. Com o fim da estação chuvosa, uma de suas principais zonas de caça já está sendo alvo de madeireiros. Um homem Awá chamado Tatuxa’a (tatu) disse hoje, ‘Como vamos viver sem a floresta?’

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, com uma de suas economias mais dinâmicas, e certamente tem os recursos para proteger a terra Awá. Isso pode ser feito? Se não, e os Awá são destruídos, será este novo ’milagre econômico’ apenas para os ricos e poderosos? Onde é que ‘a regra da lei’ fica na hierarquia de dinheiro e armas?’

Awá
Povo

Compartilhe