Nova agência de viagens oferece pacotes especiais: África sem africanos
1 abril 2025

© Fokke Baarssen via Pond5
Uma nova agência de turismo foi inaugurada hoje, oferecendo pacotes de viagens com safáris incríveis e com a garantia de que nenhum africano estrague a sua visita.
A Holidays Colonial é uma parceria entre agências de turismo e as organizações de conservação ambiental WWF, WCS, The Nature Conservancy e African Parks.
Guardas florestais especialmente treinados vão garantir que qualquer morador local que possa atrapalhar sua viagem seja espancado ou preso.
A Holidays Colonial irá oferecer safáris pelo Quênia e pela Tanzânia, países nos quais, desde a era colonial, os povos indígenas foram despejados para dar lugar a estrangeiros ricos.
Os turistas poderão visitar vários parques nacionais e reservas de caça, cada um deles policiado por batalhões de guardas florestais fortemente armados, e financiados por grandes organizações de conservação ambiental do ocidente.
O CEO da Holidays Colonial, Silas Cando, disse hoje: “Muitos dos destinos mais populares para safáris já foram o lar de povos indígenas. Mas ninguém quer ver pessoas descalças, e suas casas eram extremamente mal arquitetadas, por isso garantimos que eles fossem despejados e construímos alojamentos de luxo e retiros com spa no lugar."
“Nossos pacotes vêm com uma garantia para todos os nossos hóspedes: ao saborear seu coquetel no pôr do sol, você não verá nada além da magnífica natureza da selva africana: não haverá absolutamente nenhum africano para atrapalhar ou lembrá-lo de que indígenas já viveram aqui."
“Na verdade, os únicos africanos que você verá durante sua estadia serão a equipe de limpeza e os garçons. Curiosamente, são as mesmas pessoas que viviam aqui, mas estão muito mais felizes agora que têm um trabalho mal remunerado e sem estabilidade, em vez de serem autossuficientes e terem o controle de suas próprias vidas.”
Pegadinha do Dia da Mentira:
É claro que essa notícia é uma pegadinha de primeiro de abril, mas tem um objetivo sério: mostrar o absurdo, o racismo e a crueldade com que os povos indígenas são tratados em nome da conservação ambiental em países da África. Para os indígenas Maasai, Samburu e outros povos indígenas em todo o mundo, o fato de serem despejados para dar lugar a turistas não é uma piada, mas sim sua triste realidade.
"Algumas pessoas podem achar isso engraçado, mas é a realidade enfrentada pelos Maasai. Espero que isso ajude a esclarecer para as pessoas o que realmente significa o modelo de conservação praticado em nossas terras." Joseph Oleshangay, Advogado Maasai de Direitos Humanos, Tanzânia.
De Ngorongoro à Bacia do Congo e às florestas da Índia, os povos indígenas estão sendo impiedosamente perseguidos e despejados para a criação de “Áreas Protegidas”, como reservas de caça, parques nacionais e reservas de tigres. Estamos lutando ao lado dos povos indígenas para impedir isso. Os povos indígenas são os melhores guardiões da natureza - eles e seus direitos devem estar no centro da luta contra a destruição ambiental e as mudanças climáticas. Participe da campanha.
