Tribo bloqueia ferrovia em protesto contra grande mineradora

17 junho 2016

Essa foi a primeira vez que os Awá iniciaram um protesto desse tipo sozinhos. © Survival

Esta página foi criada em 2016 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Indígenas da tribo Awá bloquearam a estrada de ferro Carajás, da mineradora Vale, no leste da Amazônia.

A empresa começou a expandir a ferrovia, mas os Awá dizem que a expansão irá aumentar o número e tamanho de trens que transportam minério de ferro da mina de Carajás ao porto de São Luís – e que isso irá dificultar sua caça por alimentos.

Carajás é a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo. Para transportar o minério de ferro, trens com mais de 3km de comprimento regularmente passam violentamente perto do território dos Awá.

A tribo está pedindo uma reunião com a mineradora e a FUNAI para que suas demandas sejam escutadas e seus direitos, respeitados.

No sábado, 11 de junho, um grande grupo de famílias Awá ocuparam uma parte da estrada de ferro que passa perto de sua terra.

Com mais de 300 vagões de comprimento, o trem Carajás está entre os maiores do mundo, e perturba seriamente os animais dos quais os Awá dependem para se alimentar © Screenshot

Após uma reunião com representantes da Vale na última quarta-feira, os Awá concordaram em suspender o bloqueio com a condição de que a mineradora respeite o acordo de mitigação dos impactos.

Essa é a primeira vez que os Awá bloquearam a ferrovia por iniciativa própria e reflete sua determinação em fazer a Vale respeitar o acordo.

Em abril de 2014 a campanha internacional da Survival triunfou em pressionar o governo brasileiro a despejar os madeireiros e colonos ilegais que haviam destruído mais de 30% de sua terra central.

No entanto, os Awá ainda são um dos povos mais vulneráveis do planeta. Cerca de 100 permanecem isolados e são muito vulneráveis a doenças, trazidas por estranhos, às quais não têm resistência.

No ano passado, incêndios, possivelmente iniciados por madeireiros, devastaram um território dos Awá, onde vive o maior grupo de indígenas isolados da tribo.

Awá
Povo

Compartilhe