CONTATO: Índios isolados fazem contato por conta de extração ilegal de madeira

2 julho 2014

Índios isolados altamente vulneráveis fizeram contato com uma comunidade indígena assentada, perto de onde esses índios foram fotografados de um sobrevôo em 2010 © G. Miranda/FUNAI/Survival

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um grupo de índios isolados altamente vulneráveis na Amazônia brasileira fez contato com uma comunidade indígena assentada, perto da fronteira com o Peru.

A notícia vem poucos dias depois de que a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, alertaram para o grave risco de um incidente desse tipo, dado o fracasso das autoridades peruanas para parar a exploração ilegal e desenfreada de madeira em seu lado da fronteira.

Recentemente os índios tinham se aproximado cada vez mais da aldeia dos índios Ashaninka que vivem perto do rio Envira.

Terça-feira saiu a notícia da remota região de que no domingo, os índios haviam feito contato com os Ashaninka, que tinham alertado sobre a sua presença durante várias semanas.

Acredita-se que índios isolados no Peru foram empurrados para o lado brasileiro da fronteira devido à exploração ilegal e desenfreada de madeira na sua floresta (foto tirada em 2008) © G. Miranda/FUNAI/Survival

Uma equipe especializada da FUNAI está na área para fornecer ajuda para o grupo recém-contatado, e uma equipe médica foi enviada para tratar possíveis epidemias de doenças respiratórias comuns e outras doenças para as quais índios isolados não têm imunidade.

Nixiwaka Yawanawá, um índio do estado de Acre no Brasil que se juntou à Survival para falar sobre os direitos indígenas, disse: “Eu sou da mesma região desses índios isolados. É muito preocupante que meus parentes estão em risco de desaparecer. Isso mostra a injustiça que enfrentamos hoje. Eles são ainda mais vulneráveis, porque eles não podem se comunicar com as autoridades. Ambos os governos devem agir agora para protegê-los e impedir um desastre contra os meus parentes.”

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje: “Tanto o Peru como o Brasil garantiram que iam parar a exploração madeireira ilegal e o tráfico de drogas que estão empurrando índios isolados para novas áreas. Eles fracassaram. Os traficantes até ocuparam um posto de guarda do governo destinado a monitorá-los. Os índios isolados agora enfrentam o mesmo risco genocida de doenças e da violência que caracterizou a invasão e ocupação das Américas durante os últimos cinco séculos. Ninguém tem o direito de destruir esses índios.”

Notas para editores:
- A Diretora de Pesquisa da Survival, Fiona Watson, especialista mundial em tribos isoladas, está disponível para entrevistas.
- Leia mais sobre índios isolados em inglês ou em português.

Povos isolados do Brasil
Povo

Compartilhe