'Dalai Lama da Floresta' faz visita única aos EUA

19 fevereiro 2014

Davi Yanomami visitará a Califórnia (EUA), em abril de 2014, para falar sobre a necessidade urgente de proteger as florestas tropicais do mundo para as gerações futuras. © Fiona Watson/Survival

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um xamã e porta-voz da tribo Yanomami da Amazônia brasileira fará uma visita inédita à Califórnia (EUA), em abril de 2014, para falar sobre a necessidade urgente de proteger as florestas tropicais do mundo para as gerações futuras, e sua conexão com o mundo espiritual.

É uma rara oportunidade de ouvir as mensagens únicas de Davi Kopenawa para o mundo, do coração da floresta amazônica.

Davi, que foi chamado de ‘Dalai Lama da Floresta’, estará promovendo seu novo livro ‘A Queda do Céu’. Ele dará uma palestra na exposição ‘Crown Jewels’ (Joias da Coroa) do Presidio Trust que apresenta imagens dos Yanomami e sua terra; uma conferência na Universidade da Califórnia, em Berkeley, honrando o legado de Nelson Mandela, e outros eventos.

Assista o Davi falando sobre seu livro ‘A Queda do Céu’ e leia trechos aqui.

Liquid error: internal

Davi tem enfatizado que os povos indígenas são os melhores guardiões de suas terras. Ele disse: ‘Vocês têm escolas, mas nós sabemos cuidar da floresta. É muito importante para os governos do mundo ouvir nós, os povos indígenas que temos vivido no planeta há milhares de anos.’

Davi Kopenawa e Survival International lideraram a campanha internacional para a demarcação do território Yanomami depois de um influxo devastador de garimpeiros em suas terras na década de 1980, o que levou à morte de 20% dos Yanomami do Brasil por meio de doenças e violência. Como resultado da campanha, o território Yanomami foi oficialmente reconhecido em 1992.

Mas o garimpo ilegal continua, e um projeto de lei controverso que está sendo discutido no Brasil poderia abrir o território Yanomami à mineração em grande escala, o que traria mais devastação à terra dos Yanomami e, de novo, doenças perigosas para a tribo isolada. Empresas de mineração já entraram com mais de 650 pedidos de minar na terra Yanomami.

O Davi fundou a Hutukara Associação Yanomami e recebeu o Prêmio Global 500 da ONU por sua contribuição para a preservação ambiental. Durante suas visitas ao estrangeiro, ele falou na ONU em Genebra e Nova York, e reuniu-se com figuras proeminentes, como Al Gore, o Príncipe Charles do Reino Unido, e o Secretário-Geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar.

Davi tem estado na vanguarda da campanha pelos direitos territoriais dos Yanomami e reuniu-se com figuras proeminentes como Al Gore, o Príncipe Charles do Reino Unido e o Secretário Geral da ONU. © Fiona Watson/Survival

Davi será acompanhado pela Diretora de Pesquisa da Survival, Fiona Watson, que passou muitos anos trabalhando para os direitos dos povos indígenas no Brasil e na Venezuela, e os bosquímanos no Botswana, e conhece Davi por mais de duas décadas. Ela disse hoje, ‘A visita do Davi para os EUA vem em um momento crucial para os povos indígenas do Brasil, já que o governo está buscando enfraquecer seus direitos duramente conquistados. Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol, é fundamental que os americanos e os apoiadores ao redor do mundo apoiem os indígenas como o Davi, nas suas batalhas para proteger a floresta amazônica e seus povos.’

Leia mais e receba atualizações sobre a visita do Davi aqui.

Notas para editores:

  • Os Yanomami são uma das maiores tribos relativamente isoladas da América do Sul, que vivem nas florestas tropicais e montanhas do norte do Brasil e o sul da Venezuela. Eles numeram em torno de 35.000, e seu território combinado é a maior área de floresta sob proteção indígena, equivalente ao tamanho do estado de Missouri.
  • Davi Kopenawa está disponível para entrevistas com a imprensa. Por favor, entre em contato com a Sarah Shenker para mais informações.
  • ‘A Queda do Céu’, escrito em colaboração com o antropólogo e amigo do Davi, Bruce Albert, é o primeiro livro escrito por um índio Yanomami e foi listado entre os 10 melhores livros de ciência de 2013 pela revista ‘New Scientist’. Usando uma linguagem evocativa, discute a história da vida de Davi, bem como a importância do xamanismo na vida Yanomami.
  • Davi e Fiona Watson irão falar nos seguintes eventos públicos. Inscreva-se aqui para atualizações.
    - Presidio Trust: ‘Parques Nacionais da Amazônia, Direitos Territoriais e o Futuro dos Povos Indígenas’, 24 de abril, 2014, 19:00 – 20:00 horas
    - Universidade de California, Berkeley, 28 de abril
    - O ‘Emerald Tablet’, junto com a livraria ‘City Lights’, 30 de abril, 19:00 horas
Yanomami
Povo

Compartilhe