Um ano de sucessos: povos indígenas tiveram razões para celebrar em 2013
19 dezembro 2013
Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Enquanto o ano chega ao fim, uma nova galeria fotográfica da Survival International mostra que povos indígenas em muitos países tiveram motivos para celebrar em 2013.
Com a suspensão de concessões de mineração na Colômbia, a rejeição unânime da tribo Dongria Kondh de uma mina de bauxita na Índia, e muito mais, os povos indígenas ganharam algumas vitórias importantes em 2013, na luta por seus direitos:
- Uma comunidade Guarani no Brasil celebrou quando o governo reconheceu sua terra como um território indígena, para o uso exclusivo dos índios. Os Guarani perderam a maior parte de suas terras para fazendas de gado, soja e cana-de-açúcar e seus líderes são rotineiramente assassinados.
- A situação dos Awá, a tribo mais ameaçada do mundo, chegou a milhões de pessoas em todo o mundo em novembro e dezembro, quando a história chocante da tribo destacou-se no jornal O Globo, na revista Vanity Fair e no jornal Sunday Times. Todas as reportagens foram ilustradas com imagens pelo fotógrafo internacionalmente conhecido, Sebastião Salgado. Mais de 55.000 e-mails de protesto já foram enviadas para o Ministro brasileiro como resultado da campanha da Survival.
- Apenas algumas semanas após a Survival International ter lançado um boicote do turismo na Botsuana, três empresas de viagens suspenderam suas excursões para o país e várias outras expressaram preocupação com a perseguição continuada dos bosquímanos, por parte do governo da Botsuana.
- E a nova campanha ‘Orgulhosos, Não Primitivos’ na Índia – que desafia o preconceito de que os povos indígenas são ‘atrasados’ e ‘primitivos’ – comemorou uma vitória importante quando o Hindu, um dos maiores jornais de língua inglesa, se comprometeu a não chamar tribos de ‘primitivas’.
Nixiwaka Yawanawá, um índio da Amazônia que se juntou a Survival em 2013 para falar dos direitos indígenas, disse: ’As vozes de alguns povos indígenas foram ouvidas em 2013, mas eles continuam a enfrentar a opressão. Em 2014 os olhos do mundo estarão sobre o Brasil para a Copa do Mundo – uma boa oportunidade para mostrarmos à comunidade internacional a luta pela nossa terra. Espero que o governo brasileiro vai assumir a liderança no respeito aos direitos indígenas às terras, e que outros seguirão o mesmo caminho’.
O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ’Esta seleção de alguns sucessos para os povos indígenas em 2013 é típico de muito do trabalho da Survival. Nossa primeira prioridade é parar a violação dos direitos humanos mais fundamentais dos povos indígenas. Depois, nós temos que mudar a opinião pública em todo o mundo, de modo que os governos e as empresas não possam cometer tais atrocidades. É um processo lento, sem glamour, e muitas vezes o trabalho é invisível, mas mais de 40 anos de trabalho com os povos indígenas têm provado que é o meio mais significativo e eficaz para trazer mudança a longo prazo’.
Nota para editores:
- A galeria da Survival está disponível para distribuição. Entre em contato com o departamento de imprensa para as imagens em alta resolução.