Situação da tribo mais ameaçada do mundo é revelada por protesto internacional

Adesivos com a reivindicação Brasil: Salve os Awá serão usados durante o protesto internacional da Survival.

Adesivos com a reivindicação Brasil: Salve os Awá serão usados durante o protesto internacional da Survival.

© Survival International

A Survival International realizará protestos em várias cidades do mundo em 10 de dezembro, dia internacional dos Direitos Humanos da ONU, para pressionar o Brasil a salvar a tribo mais ameaçada do mundo

Uma mulher vestida com uma fantasia carnavalesca irá liderar a manifestação em frente da embaixada do Brasil em Londres, carregando uma mensagem clara ao governo brasileiro. O corpo dela estará pintado com a frase: ‘Brasil: Salve os Awá’.

Os manifestantes irão participar do protesto em Londres vestindo camisetas e portando cartazes com a mesma frase.

A Survival também irá entregar uma carta à embaixada, pedindo a remoção urgente dos invasores da terra dos Awá, assim como um ‘plano de proteção que permitirá a eles viverem em paz e segurança.’

Outras ações de protesto organizadas pela Survival acontecerão pela Europa, nas cidades de Berlim, Paris, Madrid, Milão, Roma e Amsterdã, e também em São Francisco, nos Estados Unidos.

Quase 50.000 pessoas já escreveram para o ministro da Justiça do Brasil desde que a Survival e o ator vencedor do Oscar Colin Firth lançaram uma campanha para salvar a tribo. 

O objetivo  é pressionar o Brasil a acabar com a invasão ilegal de terra dentro do território oficialmente demarcado para os Awá.

Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo.

Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo.

© Survival International

No entanto, apesar do forte apelo do apoio público, quase oito meses após o lançamento da campanha nenhuma ação foi tomada pelas autoridades brasileiras.

Os Awá reagiram dizendo: ‘Muito bom, não-índios. Essa é uma atitude muito importante e muito bonita! Nos ajudem o mais rápido possível. Mandem muitas mensagens [ao Ministro].’

Recentemente, a piora das condições levou a tribo a fazer uma viagem inédita a Brasília para participar de reuniões e protestar.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: ‘O protesto internacional da próxima semana, no dia internacional de Direitos Humanos da ONU, vai mostrar ao Brasil que o mundo está assistindo e esperando que o país ’Salve os Awá.’ É imperdoável que o governo permita que violações de direitos humanos contra a tribo continue por tanto tempo. Dezenas de milhares de pessoas no Brasil e ao redor do mundo estão pedindo ao país que ajude os Awá. O Brasil deve agir agora.’

Nota aos editores

O protesto em Londres irá ocorrer em frente da embaixada do Brasil às 9h30 (horário local), na segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 (mapa). Também haverá protestos em Berlim, Paris, Madrid, Milão, Roma e Amsterdã. Os manifestantes em São Francisco, nos Estados Unidos, entregarão uma carta ao consulado brasileiro às 9h00 (horário local, mapa).