Autoridades indianas se preparam para aprovar projeto que irá dizimar indígenas isolados

7 dezembro 2023

O projeto de megadesenvolvimento na ilha de Grande Nicobar irá dizimar os indígenas isolados Shompen e sua floresta caso seja aprovado. © Anthropological Survey of India

Autoridades do governo da Índia prometeram levar adiante um controverso projeto de megadesenvolvimento na ilha de Grande Nicobar, localizada no Golgo de Bengala, apesar de especialistas afirmarem que o plano irá dizimar os indígenas isolados do povo Shompen.

O projeto inclui um megaporto que custará 5 bilhões de dólares, além do desenvolvimento de uma nova cidade, uma base de defesa, um complexo industrial, um aeroporto e uma estação de energia. A construção desse projeto destruirá completamente o povo Shompen. Eles são um dos dois povos indígenas isolados da Índia, povos que evitam o contato com pessoas de fora. O outro povo indígena isolado são seus vizinhos Sentinelese, mais conhecidos do público.

Inúmeros especialistas, incluindo 87 ex-funcionários de alto escalão do governo indiano e funcionários públicos, apelaram ao governo para abandonar o esquema. O projeto é ilegal perante o direito internacional, já que os Shompen não podem dar o seu consentimento livre, prévio e informado.

Membros contatados do povo Shompen. Muitos vivem isolados na floresta da ilha de Grande Nicobar. © Survival

O projeto ainda não tem todas as aprovações necessárias para ir adiante, mas, em uma série de reuniões, as autoridades do governo indiano deixaram claro suas intenções em prosseguirem com o plano. Eles planejam transformar a pequena ilha dos Shompen na “Hong Kong da Índia”, criando uma cidade de 650.000 pessoas. Este é apenas um dos pontos do projeto.

A diretora da Survival International, Caroline Pearce, disse hoje: "Este projeto vai devastar a floresta de Grande Nicobar e dizimar os indígenas isolados Shompen. Eles sobreviveram ao tsumani de 2004, mas não há nenhuma maneira de sobreviverem a uma destruição tão catastrófica de sua floresta.”

“Não é somente seu modo de vida que será destruído, mas como todos os povos indígenas isolados, eles podem ser dizimados por doenças as quais não têm imunidade. Será um genocídio. Estamos pedindo que o governo indiano pare com esse projeto imediatamente - ele irá dizimar os Shompen se for adiante.”

Nota aos editores: entre 100-400 indígenas do povo Shompen vivem na Ilha Grande Nicobar como caçadores-coletores nômades. Eles vivem lá desde tempos imemoriais e sobreviveram ao tsunami de 2004, cujo epicentro estava próximo à ilha. Alguns Shompen têm contato limitado com autoridades indianas, mas a maioria vive isolada na floresta.

Shompen
Povo

Compartilhe