Relatório do Buzzfeed expõe abusos em escala global por guardas financiados pelo WWF
7 março 2019
Esta página foi criada em 2019 e talvez contenha linguagem obsoleta.
Uma grande investigação realizada pelo site de notícias Buzzfeed expôs essa semana um nível chocante de violento abuso cometido por guardas florestais financiados pelo WWF.
O relatório “Guerra Secreta do WWF” revela que “a amada organização sem fins lucrativos com o logotipo fofo do panda financia, equipa e trabalha diretamente com forças paramilitares que foram acusadas de espancar, torturar, agredir sexualmente e assassinar dezenas de pessoas”.
Documentos internos do WWF obtidos pelo Buzzfeed expõem repetidos encobrimentos de polêmicas e até mesmo envolvimento em um negócio de armas.
O Buzzfeed também revela que o WWF “operou como um centro de espionagem, organizando, financiando e executando redes perigosas e secretas de informantes motivados pelo “medo” e pela “vingança”, inclusive dentro de comunidades indígenas, para fornecer informações aos funcionários de parques – tudo isso enquanto publicamente negava trabalhar com informantes.”
A equipe do Buzzfeed descobriu a violência em grande escala dirigida a povos indígenas da Ásia e África cujas terras foram roubadas para a criação de parques nacionais e reservas de tigres apoiados pelo WWF.
O WWF tem consistentemente fracassado em resolver o problema, e se recusou a suspender seu financiamento ou investigar adequadamente o grande número de reclamações das vítimas.
Em 2017, um e-mail interno do WWF que vazou para a Survival mostrou que a organização de conservação ambiental considerava as mortes de uma jovem e de um homem idoso como um problema de “controle de danos”, e não como um crime a ser investigado.
[No vídeo, Paulette descreve os abusos cometidos contra o povo Baka pelos guardas florestais financiados pelo WWF]
Após a publicação do artigo pelo site de notícias, o WWF anunciou que vai “investigar”, mas o Buzzfeed revelou que o WWF encomendou uma investigação há quatro anos sobre relatórios descrevendo casos semelhantes – e então escondeu as descobertas.
O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje: “Este é o escândalo que o WWF vem encobrindo há décadas. O dinheiro de seus apoiadores é gasto no financiamento de guardas florestais violentos e abusivos que atacam, torturam e até mesmo matam indígenas impunimente.
“O WWF continuará atuando com se ‘nada tivesse acontecido’ mesmo depois dessas revelações verdadeiramente chocantes, ou finalmente resolverá o problema? Seu nome e logotipo são para muitos indígenas sinônimo de violência, perseguição e medo. O WWF escondeu isso de seus apoiadores durante anos, mas agora a verdade foi revelada."
“O WWF deve agora abandonar os planos de criar o Parque Nacional Messok Dja no Congo, o qual a organização está levando adiante, embora o povo Baka que vive lá se oponha fortemente ao projeto.
“E o modo como as grandes organizações de conservação ambiental operam em todo o mundo TEM que mudar. Se não, a própria conservação está condenada.”