Líder indígena Guarani lidera protestos globais por direitos territoriais

19 abril 2017

Líder Guarani Ládio Veron liderou um protesto pelos direitos de seu povo na Embaixada do Brasil em Londres © Eleanor K. Russell/ Survival

Esta página foi criada em 2017 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Na ocasião do Dia do Índio, a Survival International organizou protestos ao redor do mundo contra a destruição das vidas, terras e direitos humanos dos povos indígenas.

Apoiadores da Survival, membros do público e Ládio Veron, líder Guarani, protestaram em frente à Embaixada do Brasil em Londres pelos direitos territoriais dos Guarani e de outras tribos ao redor do país.

Manifestações também ocorreram no Brasil, EUA, Espanha, Itália e Alemanha.

Fazendeiros e o agronegócio forçaram os Guarani para fora de sua terra ancestral no Mato Grosso do Sul e os deixaram vivendo na pobreza. Muitos são forçados a viver na beira de estradas, bebendo água poluída e morando em acampamentos improvisados.

Apoiadores da Survival e aliados dos Guarani se juntaram ao líder Guarani Ládio Veron no protesto em Londres. © Eleanor K. Russell/ Survival

A situação deles foi descrita pela ONU como uma crise humanitária. A tribo também sofre com a maior taxa de suicídio do mundo.

O líder Guarani Ládio Veron está atualmente na Europa para expor a situação de seu povo. Ele disse, a respeito da campanha dos Guarani para retornar a sua terra ancestral: “Resistiremos a qualquer preço. Tudo o que temos a perder são nossas vidas.”

Os Guarani são perseguidos e assediados por pistoleiros contratados por fazendeiros e outros com interesses particulares quase diariamente. Quando eles tentam reocupar a terra que é deles por direito de acordo com a Constituição Federal e o direito internacional, eles frequentemente sofrem represália violenta.

Tribos em todo o Brasil estão se opondo fortemente à onda de propostas anti-indígenas atualmente sendo debatidas no Congresso. Caso aprovadas, elas dariam a fazendeiros anti-indígenas a chance de impedir o reconhecimento de novos territórios indígenas e possivelmente acabar com os já existentes. Isso seria desastroso para tribos brasileiras, e poderia levar ao extermínio de tribos isoladas.

Manifestantes em Londres se mobilizam pelos direitos indígenas no Brasil. © Eleanor K. Russell/ Survival

A Survival International está liderando a luta global pelos direitos territoriais dos povos indígenas. O roubo de suas terras destrói povos autossustentáveis e seus modos diversos de vida. Causa doenças, miséria e suicídio. As evidências são incontestáveis. 

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse: “O ataque contra os indígenas brasileiros está de volta com força. Indígenas estão morrendo à medida que políticos brasileiros permitem, deliberadamente, que fazendeiros e plantadores de soja roubem e destruam territórios indígenas. A chave para a sobrevivência e prosperidade dos povos indígenas é garantir que sua terra permaneça sob seu controle. Estamos fazendo todo o possível para garanti-las a eles.”

Fotos disponíveis abaixo:

Manifestantes na Embaixada Brasileira em Londres exigem direitos territoriais para os Guarani © Eleanor K. Russell/ Survival

Líder indígena brasileiro Ládio Veron entrega carta exigindo direitos territoriais a um oficial da embaixada © Survival

Manifestantes em Londres se mobilizam pelos direitos indígenas no Brasil © Eleanor K. Russell/ Survival

Uma escola de samba participou do protesto em frente à Embaixada Brasileira em Londres © Eleanor K. Russell/ Survival

Apoiadores da Survival na Espanha protestaram contra a destruição da terra dos Guarani © Victoria Herranz/Survival

Manifestantes exigem o fim do roubo de terras indígenas no Brasil © Eleanor K. Russell/ Survival

Ládio Veron está em viagem à Europa para protestar o roubo e destruição da terra de seu povo © Eleanor K. Russell/ Survival

Apoiadores da supporters em Barcelona se juntaram à mobilização global pelos direitos territoriais dos Guarani © Survival

A Survival também entregou uma carta de protesto no Consulado Brasileiro em Milão, Itália © Survival

A Survival protestou no Consulado Brasileiro em São Francisco, EUA © Survival

A Survival entregou uma carta à Embaixada Brasileira em Berlim, Alemanha © Survival

Ládio Veron na Embaixada Brasileira em Londres, Reino Unido © Survival

Apoiadores da Survival protestam pelos direitos territoriais dos Guarani em São Paulo © Survival

Guarani
Povo

Compartilhe