FRONTEIRAS DE RESISTÊNCIA:

A LUTA GLOBAL DOS POVOS INDÍGENAS ISOLADOS

Acesse agora o novo relatório

Saiba mais aqui

Bushe Matis, indígena do povo Matis da Terra Indígena Vale do Javari, fala sobre a importância da proteção dos territórios dos povos indígenas isolados e menciona como o contato do seu povo no final da década de 70, resultou em dezenas de mortes.

Bushe também é coordenador da UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) que atua na proteção da Terra Indígena do Vale do Javari (AM), lar da maior concentração de povos indígenas isolados do mundo.

Em 2023, Bushe falou com a Survival: “Os povos indígenas isolados vivem e sobrevivem de forma autônoma, então nós temos que proteger, e os governos têm que proteger seus territórios. Os governos têm que ter orçamento e trabalhar na prática. Não adianta ter uma discussão e no final das contas não acontece nada. Não ao garimpo, não a crimes ambientais, não a violência contra os indígenas!”

--

Aja agora! svlint.org/YTFronteiras

--

Voz Indígena - Vozes inéditas, perspectivas únicas

Mais de cento e cinquenta milhões de homens, mulheres e crianças em mais de sessenta países vivem em comunidades indígenas.

Da Amazônia ao Kalahari, das selvas da Índia à floresta tropical do Congo, Voz Indígena oferece uma plataforma.

Os indígenas são os melhores guardiões do mundo natural, mas experimentam um terrível racismo e uma violência genocida. Suas terras e recursos são roubados em nome do lucro. Seus modos de vida estão sendo deliberada e sistematicamente destruídas.

Aqui eles falam sobre o que importa para eles; assista, ouça e se mobilize.

O mundo precisa dos povos indígenas. Vamos lutar juntos pela sua sobrevivência.

Saiba mais em svlint.org/Voz-Indigena