Ritual de pesca de povo amazônico é interrompido

2 maio 2012

Homem Enawene Nawe. Os índios expressaram o seu ‘desespero’ com a escassez de peixe nos rios © Fiona Watson/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Os índios Enawenê Nawê da Amazônia Brasileira expressaram o seu ‘desespero’, pois o seu ritual anual de pesca não conseguiu fornecer quase nenhuma quantidade de peixe.

Este é o quarto ano consecutivo que este povo se depara com um estoque de peixes drasticamente baixo nos seus rios, e o segundo ano em que não foi possível realizar o ritual.

Relata-se que a captura deste ano foi ainda inferior à de 2009 quando os índios enfrentaram uma escassez catastrófica de comida.

A poluição das barragens que estão sendo construídas na bacia do rio Juruena está sendo culpada pela falta de peixe. Os índios não deram o seu consentimento ao projeto e têm avisado: ‘Não queremos as barragens sujando nossa água, matando nossos peixes, invadindo nossas terras’.

Uma nova hidrelétrica sendo construída na floresta amazônica brasileira. © Survival International

Durante o ritual Yãkwa, os homens Enawenê Nawê passam meses na floresta, construindo barragens de madeira para apanhar peixe, e depois defumam o peixe e o transportam de canoa para as aldeias.

Este é um elemento fundamental para a cultura da tribo e é essencial na dieta dos Enawenê Nawê, visto que não comem carne.

O Ministério Público brasileiro criou um ‘programa de emergência’ e determinou que o departamento federal para assuntos indígenas, a FUNAI, e as empresas de construção de barragens, conseguissem comida para a tribo.

O Yãkwa foi reconhecido como parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil e a UNESCO alertou para a sua ‘proteção urgente’.

Enawenê Nawê
Povo

Compartilhe