Email urgente

Não expulse os Jenu Kuruba “reis da floresta”

Indígenas Jenu Kuruba protestam contra o Departamento Florestal e dizem “pare de violar nossos direitos”.

Indígenas Jenu Kuruba protestam contra o Departamento Florestal e dizem “pare de violar nossos direitos”.
© Survival

Desde que a terra dos Jenu Kuruba foi transformada em uma reserva de tigres, eles têm enfrentado despejos ilegais e abusos nas mãos de guardas florestais – como outros povos indígenas em reservas de tigres por toda a Índia. Eles são assediados, torturados e até baleados durante suas atividades diárias. Enquanto os Jenu Kuruba, que veneram os tigres, são expulsos de suas terras, turistas são bem-vindos.

Este é mais um exemplo do modelo colonial e racista de conservação ambiental que está destruindo a vida de povos indígenas em várias partes do mundo. Isso é um desastre para o planeta e para os povos indígenas – os melhores guardiões da natureza.

Agora, centenas de Jenu Kuruba do Parque Nacional Nagarhole da Índia arriscam suas vidas organizando um grande protesto contra este roubo de terras e pelo direito de permanecer em sua floresta.

A WCS (Wildlife Conservation Society) apoia a expulsão dos Jenu Kuruba. Esta organização está a frente do movimento pelo despejo de povos indígenas de reservas de tigres por toda a Índia.

Os Jenu Kuruba estão simplesmente exigindo o que as leis nacionais e internacionais já reconhecem: que seu direito de viver na floresta seja respeitado; que aqueles que foram despejados ilegalmente possam retornar as suas terras; e que nenhum projeto de conservação ambiental possa ser realizado em suas terras sem seu consentimento.

Durante o protesto, o governo local disse que todas as demandas dos Jenu Kuruba serão atendidas até junho. Na Índia do primeiro ministro Narendra Modi, qualquer protesto é perigoso, então os Jenu Kuruba estão se arriscando. Por favor, apoie-os escrevendo ao governo indiano para garantir que essas promessas sejam cumpridas.



para: Prezados Ministro Javadekar, Governador e Ministro-Chefe de Karnataka,

email:[email protected][email protected][email protected][email protected]

CC email addresses: [email protected][email protected][email protected][email protected][email protected]

Prezados Ministro Yadav, Governador e Ministro-Chefe de Karnataka,

Como povos indígenas em reservas de tigres em toda a Índia, os Jenu Kuruba do Parque Nacional de Nagarhole enfrentam despejos ilegais e abusos cometidos por guardas florestais. Eles são assediados, torturados e até baleados durante suas atividades diárias.

Centenas de Jenu Kuruba estão protestando: exigindo seus direitos, de acordo com a legislação nacional e internacional, de viver e proteger sua floresta e para que aqueles que foram ilegalmente despejados tenham permissão para retornar. Eles rejeitam o plano de transformar sua floresta em uma reserva de tigres sem seu consentimento.

Peço que vocês respeitem os direitos dos Jenu Kuruba e garantam que as autoridades cumpram a promessa de atender às demandas dos Jenu Kuruba.

Atenciosamente,