Criança do Tibet.Criança do Tibet.
© Mattia Passarini / www.mattiapassarini.com

Imagens desempenham um papel vital em contar histórias importantes, e a fotografia tem se mostrado uma força poderosa para inspirar solidariedade aos povos indígenas mobilizando ações contra as ameaças que eles enfrentam. Ajuda a mudar a vida e o futuro de alguns dos povos mais vulneráveis da Terra.


Estamos procurando fotografias deslumbrantes de povos indígenas de todos os cantos do globo para o nosso Concurso de Fotografia 2020. São bem-vindas fotografias de amadores e profissionais, e encorajamos fotógrafos e fotógrafas indígenas a participar!

Homens Xakriabá fazem a Wawi (pintura corporal Xakriabá), sob as lentes do fotógrafo indígena Edgar KanaykoHomens Xakriabá fazem a Wawi (pintura corporal Xakriabá), sob as lentes do fotógrafo indígena Edgar Kanayko
© Edgar Kanaykõ Xakriabá / www.facebook.com/kanayko.etnofotografia

O tema da competição de 2020 é “Resiliência e Orgulho”. Apesar de cinco séculos de genocídio e opressão, os povos indígenas sobreviveram. Muitos estão resistindo ao roubo de suas terras em um contexto global nunca antes visto de ataque aos direitos indígenas duramente conquistados durante décadas de luta. O orgulho de sua cultura, identidade e resistência é inspirador.

Doze fotos vencedoras serão escolhidas. Elas serão usadas para criar o calendário 2021 da Survival, que arrecada fundos para nossas campanhas. Uma imagem será escolhida como a imagem vencedora, e será exibida na capa do calendário.

Um xamã Tuva, Russia, 2017Um xamã Tuva, Russia, 2017
© Yuriy Ogarkov / yuriyogarkov.com

Todas as inscrições vencedoras também serão publicadas no site da Survival e nas redes sociais. Você pode acompanhar e postar suas próprias contribuições com a hashtag #SurvivalPhotoComp2020. Por favor, observe que apenas usar esta hashtag não significa que sua foto foi inscrita na competição: veja abaixo como participar. As imagens vencedoras serão selecionadas não apenas por sua originalidade e composição, mas também por sua demonstração de sensibilidade e compreensão dos povos indígenas, seus modos de vida e as ameaças a sua sobrevivência.


Veja a galeria de fotos vencedoras de 2018, 2019, 2020

O painel de jurados inclui o diretor da Survival Stephen Corry, a coordenadora da Survival Itália Francesca Casella, o co-fundador da Little Black Gallery Ghislain Pascal e Max Houghton, Professor Sênior de fotografia na Escola de Comunicação de Londres. As categorias das imagens, a política fotográfica da Survival e os termos e condições completos da competição podem ser encontrados abaixo.

 

Categoria:

“Resiliência e Orgulho”. A competição visa celebrar o papel da fotografia na conscientização da situação dos povos indígenas, das ameaças à sua existência e de sua extraordinária força e coragem.

 

Termos e condições:


- Só aceitamos envios de arquivos digitais de no máximo 1MB (se a sua fotografia for escolhida, solicitaremos que você envie o arquivo original em alta resolução).

- Máximo de 3 imagens por participante.

- Todas as imagens devem ter sido feitas nos últimos 10 anos.

- Aberto a fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo.

- Ao enviar imagens, você concorda em conceder permissão à Survival International para imprimi-las no calendário 2020 da Survival e para que as imagens sejam usadas apenas para:

- Imprensa e publicidade em conjunto com o calendário, incluindo impressão e uso on-line.

- Ao participar da competição, todos os participantes confirmam que suas inscrições são seu próprio trabalho original, que são os detentores dos direitos autorais e que não infringem os direitos de terceiros.

- O respeito pelos povos indígenas é primordial. Nenhum povo ou suas terras devem ser prejudicados, ofendidos ou violados no processo de tirar fotografias. (Veja a política fotográfica da Survival abaixo).

- O respeito pelos povos indígenas é fundamental. As imagens só devem ser enviadas quando os sujeitos tenham concordado em ser fotografados. Nos casos em que o consentimento informado não é possível, por exemplo, se os sujeitos não têm familiaridade com a fotografia, as fotografias só podem ser usadas se ilustrarem uma perspectiva de apoio aos direitos dos povos indígenas. Nenhum povo indígena ou suas terras podem ser prejudicados, ofendidos ou violados no processo de tirar fotos. (Veja a política fotográfica da Survival abaixo e as diretrizes de nossos cineastas).


- A Survival International não se responsabiliza por inscrições perdidas ou corrompidas durante o carregamento da imagem.

- As decisões da Survival International sobre todos os assuntos que afetam a competição são finais.

- Data de encerramento da competição: 31 de maio, 2020.

- Por favor, para participar enviar e-mail com as imagens para: [email protected]

- Por favor, certifique-se de que cada imagem enviada esteja claramente legendada com as seguintes informações: nome do povo indígena; o nome do lugar/país em que a foto foi feita; qualquer narrativa, atividade ou informação relevante; e o ano em que cada fotografia foi tirada.

 
Política fotográfica da Survival:
A Survival sempre tenta transmitir uma imagem precisa dos povos indígenas de como eles são agora. Se publicarmos uma imagem que, de outra forma, possa transmitir uma impressão falsa, onde for o caso, informaremos ao espectador quando ele foi tirado. Não usaremos intencionalmente imagens que tornem os indígenas mais “tradicionais” do que realmente são, ou que mostrem uma imagem atípicas de sua aparência ou comportamento, a menos que expliquemos nosso propósito ao fazê-lo ou que isso seja óbvio no contexto.